
Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva / Reprodução: Folha-PE.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relança no Recife nesta quarta-feira (7) o programa Farmácia Popular, uma das marcas das gestões petistas. O presidente participará ainda de um evento para a inauguração de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Criado em 2004, o programa Farmácia Popular visa garantir o acesso gratuito a medicamentos ou com descontos para tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, osteoporose, glaucoma, Parkinson, entre outras.
A PEC da Transição, aprovada no ano passado com uma intensa mobilização de aliados do petista, liberou R$ 16,6 bilhões para gastos com saúde, entre eles o Farmácia Popular. O programa atende mais de 20 milhões de brasileiros.
No orçamento de 2023, estruturado ainda durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o programa tinha previsão de repasse de recursos equivalente a um terço do que ele recebeu em 2018, último ano do governo de Michel Temer. Naquele ano, foram destinados R$ 3,047 bilhões para a distribuição e subsídio de medicamentos. Para 2023, o montante separado era de R$ 1,018 bilhão.
Desde o início do mandato Lula relançou, por exemplo, o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família, o Mais Médicos e o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, principais anúncios até aqui da gestão.
FONTE: FOLHAPE.COM.BR.