Publicada em 21/06/2023 às 08h30.
Inverno começa nesta quarta-feira (21); saiba como será a estação em Pernambuco
Estação terá início com o solstício, que ocorrerá às 11h58.

Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: Folha-PE.


Começa às 11h58 desta quarta-feira (21) o inverno no Hemisfério Sul. A estação, que se inicia com o solstício, fenômeno astronômico que ocorre duas vezes no ano, segue até 23 de setembro, quando dará lugar à primavera. 

 

Em Pernambuco, a estação é marcada pelo período de maior incidência de chuvas e temperaturas mais amenas. 


A data é conhecida por ter o dia mais curto do ano, com menor incidência da luz do sol. No Recife, o sol nasce às 5h32 e se põe às 17h10 - uma duração de 11 horas e 37 minutos.

 

Em Pernambuco, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o período deve ser de chuvas dentro da média na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata e de normal a abaixo da média no Agreste do Estado - no Sertão, os meses já são, segundo a climatologia, o período mais seco do ano. 


“Aqui em Pernambuco, os meses mais frios normalmente são os meses de julho e agosto, e as menores temperaturas ocorrem em partes mais altas tanto do Sertão, quanto do Agreste”, explica a meteorologista da Apac Aparecida Fernandes. No Sertão e no Agreste, as temperaturas podem ser de até menos de 15ºC.


 “As temperaturas na RMR e Zona da Mata diminuem, mas nem tanto, devido à proximidade com o mar, que serve como um regulador das temperaturas. Não temos nem temperaturas tão elevadas e nem tão frias. De toda maneira, na Região Metropolitana tem uma leve diminuição”, completa Aparecida. 


Ainda de acordo com a meteorologista, o El Niño, fenômeno que deve causar estiagem em parte do País, não deve ter tanta influência no período do inverno em Pernambuco, mas deve causar um verão mais quente.


começo do inverno deve trazer mais chuva para o Sul do Brasil. Com a influência do fenômeno El Niño, o país deve experimentar uma estação mais chuvosa que o normal no Sul e Sudeste, e mais seca em toda a metade norte do país.


Confira as médias históricas para as regiões nos meses de inverno:


Junho
RMR - 337,6 mm *mês mais chuvoso do ano
Mata - 224,6 mm *mês mais chuvoso do ano
Agreste - 115,3 mm *mês mais chuvoso do ano
Sertão - 35,5 mm

Julho
RMR - 314,0 mm
Mata - 200,9 mm
Agreste - 107,9 mm
Sertão - 28,8 mm

Agosto
RMR - 176,9 mm
Mata - 112,4 mm
Agreste - 58,5 mm
Sertão - 11,6 mm

Setembro
RMR - 176,9 mm
Mata - 112,4 mm
Agreste - 33,4 mm
Sertão - 8,5 mm *mês mais seco do ano

Solstício

A palavra solstício vem do latim (sol + sistere) e significa "sol imóvel". Cleiton Batista, que faz parte do núcleo de educação do Espaço Ciência, explica que o solstício de inverno é a época em que o sol, em seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento em relação ao Equador. 

“Como o plano da trajetória circular do sol é inclinado em relação ao plano do Equador celeste em cerca de 23,5 graus, o planeta permanece no espaço com o seu eixo inclinado. Com isso, temos uma das características mais deslumbrantes do nosso planeta: as estações do ano”, detalha Cleiton Batista.


“No Hemisfério Sul, onde está o Brasil, por conta da inclinação do globo, deixamos de estar voltados para o sol. É por isso que temos dias mais frios, pouco ensolarados”, completa Cleiton. 


“Na estação, ocorrem inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas, principalmente no período da manhã. No período da tarde, pode ocorrer o contrário: após a dissipação do nevoeiro, o ar seco e o vento calmo favorecem a formação de bruma, que é quando ocorrem substâncias sólidas presentes na atmosfera, como poeira, fumaça, e tudo isso polui o ar”, completa Cleiton Batista.


Serviço

Espaço Ciência 
de terça a domingo, das 8h às 17h
 
Observatório do Alto da Sé

de terça a domingo, das 16h às 20h


FONTE: FOLHAPE.COM.BR.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI