Publicada em 23/06/2023 às 08h19.
Pernambuco anuncia abertura de 50 novos leitos em hospitais no Recife e em Olinda
O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Leito - Foto: Hélia Scheppa / Reprodução: Folha-PE.
Novos 50 leitos serão abertos em
Pernambuco.
Do total, 30 vão funcionar Hospital Nossa Senhora das Graças, antigo Alfa,
em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife; e os outros 20, no Hospital do
Tricentenário, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.
As unidades seriam fechadas no dia 30 de junho, quando termina o estado
de emergência decorrente da
pandemia de
Covid-19. As três unidades contarão com suporte
multiprofissional, exames laboratoriais e atendimento especializado.
Leia também
Os 50 novos leitos, que passam a integrar a rede estadual
de saúde, servirão de retaguarda para as emergências de neurologia.
“Estamos vivenciando mais um momento desde o decreto do
início da pandemia por parte da OMS. Se faz necessária a desmobilização dos
serviços que possuíam em seu foco assistencial prioritário o monitoramento de
pacientes suspeitos e confirmados para Covid-19, iniciando uma readequação da
rede de saúde para ofertar à população pernambucana assistência especializada”,
afirmou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Desmobilização
De acordo a
Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), o Hospital de
Retaguarda em Neurologia (HRN), no bairro do Prado, na Zona Oeste do Recife,
será desmobilizado após 30 de junho. O local possui 85 leitos, sendo 10
UTIs.
O fechamento da unidade de saúde será discutido em audiência pública
realizada pela Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia
Legislativa (Alepe), por solicitação do vice-presidente do colegiado, deputado
Sileno Guedes (PSB). O debate ocorrerá na quarta-feira (28), às 11h15.
Por meio de nota, o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE)
repudiou o encerramento das atividades do hospital.
"O Coren-PE ressalta que o fechamento vai
resultar em consequências severas para os pacientes que dependem de atendimento
no local, sem falar na demissão dos funcionários que atuam no hospital, em
especial os profissionais de enfermagem, que compõem a maior parte do corpo
funcional da unidade", informou.
FONTE: FOLHAPE.COM.BR.
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.