Aeroporto internacional do Recife / Reprodução: aeroin.net.
O Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da cidade, teve voos alternados para outras cidades e alguns cancelados, na manhã desta sexta-feira (30), por causa das fortes chuvas que atingem a capital. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso para chuvas moderadas a fortes.
Além disso, o mau tempo fez com que instituições de ensino, municípios e o governo do estado suspendessem aulas nas escolas e universidades. Doze linhas de ônibus também tiveram a operação suspensa .
De acordo com a Aena Brasil, que gerencia o terminal, nove voos foram alternados para outras cidades, até as 9h30. Desses, quatro têm retorno programado, e devem vir ao Recife quando as condições de visibilidade melhorarem.
Outros três, no entanto, foram cancelados. Cabe às companhias aéreas providenciar a vinda dos passageiros que desembarcariam no Recife. A Aena disse que equipes de operações monitoram a situação meteorológica.
"Recomendamos aos passageiros que consultem a situação do seu voo com a companhia aérea antes de sair de casa", afirmou a empresa.
Escolas e universidades
As fortes chuvas também impactaram o expediente de escolas e universidades do Grande Recife.
Na rede estadual, a Secretaria de Educação e Esportes autorizou a suspensão das aulas nas cidades "que estejam sem condições de manter as atividades". Isso inclui o Grande Recife e a Zona da Mata. Entretanto, cabe aos gestores das instituições suspender as aulas.
Também tiveram modificação:
UPE: atividades acadêmicas e administrativas remotas, com exceção das unidades de saúde;
UFPE: expediente administrativo e acadêmico suspenso no Campus Recife durante a manhã;
UFRPE: atividades acadêmicas e administrativas suspensas nos turnos da manhã e tarde;
Cabo de Santo
Agostinho: aulas da rede municipal em formato remoto;
Moreno: escolas da zona rural sem expediente. A atividade das escolas da zona urbana será decidida por cada gestor.
Transporte público
O Grande Recife Consórcio informou que, devido aos pontos de alagamentos na Região Metropolitana, precisou suspender, temporariamente, a operação de 12 linhas de ônibus.
São elas:
214 – UR-02/Ibura (Opcional);
224 – UR-11 (Opcional);
229 – Marcos Freire (Opcional);
115 – TI Aeroporto/TI Afogados;
121 – Vila da Sudene;
122 – Vila do Ipsep;
4123 – Três Carneiros Baixo (Cais de Santa Rita);
4133 – Três Carneiros (Cais de santa Rita);
4134 – Lagoa Encantada (Cais de Santa Rita);
4135 – UR-10 (Cais de Santa Rita);
4137 – UR-11 (Cais de Santa Rita);
4142 – Alto Dois Carneiros (Cais de Santa Rita).
As demais linhas e terminais integrados continuam operando. Segundo o órgão, agentes do consórcio estão acompanhando a circulação dos ônibus e, à medida que as águas forem baixando, a operação das linhas irá retornar à normalidade.
FONTE: G1.