Publicada em 05/09/2023 às 23h51.
IBGE adia data de divulgação dos novos dados do Censo 2022
Informações sobre idade e sexo da população seriam divulgadas hoje

                   

                   IBGE adia datas dos novos dados do Censo 2022 / Foto: Agência Brasil.


Após adiar o anúncio dos resultados do Censo 2022 relativos à idade e ao sexo da população, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que está revendo as datas de divulgação das informações obtidas a partir do mais recente recenseamento demográfico nacional.


Na última sexta-feira (1), o instituto anunciou o adiamento, por tempo indeterminado, da veiculação dos dados estatísticos sobre a idade e o sexo dos brasileiros. As informações seriam detalhadas nesta quarta-feira (6).


Questionado sobre a causa do adiamento, o IBGE informou à Agencia Brasil, por meio de sua assessoria, que não houve um "motivo específico".


"Esse cronograma ainda não havia sido definido. Somente algumas divulgações tinham sido anunciadas", informou a assessoria do instituto, acrescentando que "com a chegada da nova direção, é natural que esses e outros fatores sejam revistos".


Do fim de junho para cá, o IBGE divulgou o tamanho total da população brasileira (pouco mais de 203  milhões de pessoas) e das populações indígena (1,69 milhão) e quilombola (1,32 milhão).


As datas dos próximos anúncios ainda não foram definidas pela diretoria do instituto.


Censo


O censo demográfico anterior foi realizado em 2010. A previsão era de que o IBGE fizesse uma recontagem da população brasileira em 2015, mas o governo federal não destinou os recursos financeiros necessários, postergando os trabalhos. O que, segundo o próprio instituto, contribuiu para a divergência entre a expectativa inicial dos responsáveis pelo censo 2022, que estimavam que a população brasileira já ultrapassava os 213,3 milhões de pessoas, e o resultado final, apresentado no fim de junho.


Em 2020, a pandemia da covid-19 se somou aos problemas financeiros e logísticos, impedindo os recenseadores de realizar as visitas domiciliares. Só em agosto do ano passado, com dois anos de atraso, o recenseamento começou a ser feito de fato.


No site, o IBGE explica que os resultados de cada novo censo demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do país, sendo extremamente importantes para o governo e para a sociedade.


"O censo produz informações atualizadas e precisas que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada", aponta o instituto.


FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO.





Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI