Gol relâmpago, reação, falha, torcida x polícia, polêmica com a arbitragem, mão na bola, pênalti, expulsão... Ufa! Flamengo e Palmeiras tiveram uma disputa recheada de elementos nesta sexta rodada do Campeonato Brasileiro. E quem levou a melhor foi o Verdão, que venceu por 2 a 1, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e conquistou seus primeiros três pontos como visitante. O time carioca não jogou tão mal, mas foi menos efetivo nas oportunidades que teve.
A vitória fora de casa leva o Palmeiras ao G-4 do Brasileirão. Com 12 pontos, o time paulista aparece na quarta colocação. O Flamengo, por outro lado, caiu uma posição e ficou no quinto lugar, com os mesmos dez pontos de antes.
Flamengo e Palmeiras voltam a campo pelo Brasileirão no próximo domingo, dia 12 de junho, às 16h. O time carioca vai a Florianópolis encarar o Figueirense, enquanto a equipe paulista faz, em sua casa, um clássico contra o Corinthians.
Primeiro tempo
O duelo começou acelerado no Mané Garrincha. E quem se deu bem na correria inicial foi o Palmeiras. César Martins errou ao inverter a bola, Tchê Tchê interceptou de cabeça e deixou Gabriel Jesus na cara do gol para abrir o placar. Só que a partida continuou em ritmo forte, e o Flamengo empatou rapidamente. Aos 5, em belo chute de fora da área de Alan Patrick.
Apesar da maior posse de bola do Flamengo, o Palmeiras conseguia chegar ao ataque com mais criatividade. O segundo gol só não saiu porque Gabriel Jesus errou nas duas oportunidades em que esteve livre na área. Do lado rubro-negro, a principal arma eram os contra-ataques. Foi por esse caminho que os cariocas incomodaram mais o adversário.
Segundo tempo
O jogo demorou a recomeçar no segundo tempo por conta de uma confusão entre torcedores e policiais militares, que tentaram conter palmeirenses que se aproximavam da área destinada às organizadas do Flamengo. Houve disparo de gás de pimenta, e até os jogadores sentiram dentro do campo. Aqueles presentes na área de torcida mista também sofreram com os efeitos.
Com a bola rolando, o Flamengo chegou a ser superior ao Palmeiras em grande parte da etapa final, mas não conseguiu transformar isso em chances de gol. Já o Verdão foi prejudicado pela arbitragem quando chegou bem ao ataque. Aos 19 minutos, Léo Duarte desviou com a mão um cruzamento de Luan, mas o árbitro não marcou nada.
Não houve dúvida para a arbitragem, no entanto, quando o zagueiro César Martins fez "ótima" defesa em chute de Gabriel Jesus. Pênalti para o Palmeiras, e cartão vermelho para o jogador do Rubro-Negro. Na cobrança, Jean bateu colocado e colocou o Verdão em vantagem: 2 a 1. Com um jogador a mais, os paulistas administraram o resultado até o apito final.