Governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito de Recife, João Campos / Foto: G1.
Na semana final para as convenções partidárias, os dois principais cabos eleitorais em Pernambuco se mexem como podem. A governadora Raquel Lyra (PSDB) estica a agenda para participar de encontros que vão homologar candidaturas, especialmente em municípios com tucanos na cabeça da chapa.
De olho em 2026, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), usa a condição de vice-presidente nacional do partido para cumprimentar os postulantes em vídeo. Já preparou mais de 40.
Na escala de prioridades, a gestora marca presença em Caruaru. No domingo (4), às 9h45, o atual prefeito, Rodrigo Pinheiro, formaliza a reeleição.
João Campos está organizando a semana. Mas já é certo que também estará em Caruaru para oficializar o nome do ex-prefeito José Queiroz (PDT). O prefeito do Recife mede forças com a governadora. Vencer na cidade administrada por Raquel Lyra (2017 a 2022), o credencia a entrar na disputa pelo Palácio das Princesas com mais fôlego.
Antes da Capital do Agreste, a governadora prestigia dois pré-candidatos que não são do PSDB: Mirella Almeida em Olinda, na quinta (1º), e Daniel Coelho, sábado (3), no Recife, Ambos do PSD, legenda para a qual sua ida vem sendo especulada.
Raquel Lyra é esperada ainda em Garanhuns, amanhã, com Izaías Régis; em Sertânia, na sexta, com Pollyana Abreu; e no sábado, antes do Recife, Severino Ramos, em Paulista; Elcione Ramos, em Igarassu e Marcos Siqueira Filho, em Abreu e Lima.
Usando a tecnologia, o prefeito João Campos deve mandar mensagem para Simão Durando, em Petrolina, que faz a convenção na sexta (3). No último fim de semana, o apoio chegou em vídeo para Zé Milton, em Afrânio; Léo Ramos, em Jurema; e Marcones Sá, em Salgueiro. Para citar alguns;
Sem
referências
Em entrevista à Rádio Folha FM
96,7, o deputado federal Waldemar Oliveira (Avante), aliado da prefeita de
Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), disse não conhecer nenhuma obra do Estado
na cidade. Citou emendas do ex-deputado Sebastião Oliveira, e ações dos
governos Eduardo Campos, Paulo Câmara, Jair Bolsonaro e Dilma Rousseff. Nenhuma
referência à mobilização da prefeita ou da governadora Raquel Lyra.
Oposição
O candidato a prefeito de Vitória de Santo Antão Aglailson Victor Filho (PSB)
reúne quase toda a oposição na cidade: Socorrinho da Apami é a vice; o deputado
Henrique Queiroz Filho e seu irmão o vereador Carlos Henrique; e o vereador
Davi da Fruta, que estava na base do prefeito Paulo Arruda.
Curiosidade
O deputado João Paulo (PT) usou as redes para fazer suspense. Anunciou que
haveria novidade. Comentários apostavam que seria candidato a prefeito do
Recife. Mas era a marca nova do mandato: uma estrela. Mais alegre e em ritmo de
frevo. "Estou antenado com a juventude", justificou.
FONTE: FOLHA PE.