Polícia Militar de Pernambuco / Foto: SDS.
Recife sedia, a partir desta terça-feira (13), o 18º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Três conferências e 48 mesas acontecerão até a quinta-feira (15), na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na região central da capital pernambucana. Mais de 200 palestrantes farão parte do evento, reunindo especialistas, secretários e agentes da área de segurança de todo o país.
Temas como a implementação de câmeras corporais na atuação dos policiais, direitos humanos e a saúde mental dos profissionais de segurança pública serão debatidos, com a presença de nomes como o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; do secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo; do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho; e da diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Figueiredo.
Na noite da terça-feira (13), às 19h, acontece a cerimônia de abertura do evento no Museu Cais do Sertão, com a participação da governadora Raquel Lyra, entre outros nomes responsáveis pela gestão da segurança no país. Durante a cerimônia de abertura, o governo de Pernambuco vai assinar um acordo de cooperação com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com o objetivo de observar a atuação do efetivo policial no estado.
Pernambuco na contramão do Brasil
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, baseado em dados de 2023, Pernambuco apresenta uma das maiores taxas de mortes violentas intencionais (MVIs) do país: 40,2 por 100 mil habitantes, atrás apenas do Amapá (69,9) e da Bahia (46,5). A taxa é, inclusive, maior que a nacional, que ficou em 22,8 por 100 mil habitantes. Ao total, foram 3.638 MVIs em Pernambuco no ano passado.
Em 2024, 2.102 mortes violentas intencionais foram contabilizadas no estado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), de 1º de janeiro a 31 de julho, havendo aumento de 7% entre o mês de junho (252) e julho (271).
FONTE: CBN RECIFE.