Na tarde deste domingo (16), o tenista brasileiro João Fonseca brilhou mais uma vez e venceu o argentino Francisco Cerúndolo por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6, e conquistou seu primeiro título de ATP. Com apenas 18 anos, ele garantiu a vitória sobre o jogador número 1 da Argentina na quadra Guillermo Villas, em Buenos Aires-ARG, em um resultado que o coloca como brasileiro mais jovem a alcançar esse feito, com apenas 18 anos.
João Fonseca também passa a integrar o top 10 dos tenistas mais jovens campeões da era ATP, desde 1990, tirando Pete Sampras da lista.
O Jogo
Com o clima na quadra dividido por brasileiros e argentinos, Fonseca não sentiu a pressão e conquistou o Guillermo Villas com técnica e físico necessários na briga pelo título.
O brasileiro e Cerundolo iniciaram a partida bem disputada, mas com uma boa arrancada de João. O argentino foi obrigado a correr atrás, tetnando manter equilíbrio no duelo, com saques potentes. Cerundolo deixou tudo igual e ainda confirmou o serviço seguinte. Foi nesse momento que João soube explorar uma nova indecisão do argentino, variando seus saques e garantindo a vantagem que o levou a vencer o set.
O segundo provocou uma complicação para Fonseca. O jogo de Cerundolo se encaixou, e o argentino passou a explorar as bolas curtas e enxergou dificuldades para João. Porém, o brasileiro manteve seu elevado saque visto durante a campanha, onde, no quarto game, ele confirmou seu serviço com dois aces, e no game seguinte, conseguiu quebrar o saque do argentino.
João teve a grande chance de fechar o duelo com um novo 6/4, mas o argentino reagiu e quebrou o saque do brasileiro. No game seguinte, o talento de João falou mais alto, com uma direita poderosa, e ele devolveu a quebra. Contudo, o brasileiro cometeu muitos erros nas devoluções e não conseguiu confirmar seu saque. O set foi para o tie-break, onde João mostrou toda sua força, vencendo por 7-1, sem drama e com muita potência na direita, garantindo finalmente o tão esperado título.