O papa Francisco, hospitalizado por uma pneumonia bilateral e com leves indícios de melhora, "descansou bem" durante a noite, anunciou o Vaticano na manhã de terça-feira (25) em um comunicado sobre a saúde do pontífice de 88 anos.
"O papa descansou bem, toda a noite", afirmou a Santa Sé em um breve comunicado, no 12º dia de sua hospitalização em Roma, a mais longa desde que foi eleito sumo pontífice em 2013.
Os médicos não divulgaram um prognóstico sobre o jesuíta argentino, hospitalizado em 14 de fevereiro com dificuldades respiratórias e bronquite, condições que posteriormente se agravaram e resultaram em uma pneumonia.
Na segunda-feira, no entanto, a Santa Sé divulgou uma atualização mais otimista ao informar que Jorge Mario Bergoglio teve "uma leve melhora".
"A condição clínica do Santo Padre, embora continue crítica, registrou uma leve melhora. Hoje não houve episódios de crise respiratória asmática; alguns exames laboratoriais apresentaram melhora", indicou a Santa Sé em um comunicado publicado na segunda-feira à noite. "A insuficiência renal leve" que ele apresenta desde domingo "não é preocupante", esclareceu o comunicado.
Uma fonte vaticana afirmou algumas horas antes que Francisco conseguia se levantar e comer normalmente, não sentia dor e continuava com "bom" estado de ânimo.