A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (26), a ordem de serviço que marca o início das obras de conclusão da Barragem de Gatos, um importante projeto de infraestrutura hídrica no Agreste de Pernambuco. A medida faz parte do programa Águas de Pernambuco e visa combater as enchentes, protegendo cidades da Mata Sul e Agreste de recorrentes danos causados pelas cheias.
Com um investimento de R$ 45,8 milhões, o projeto é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, e faz parte do Novo PAC, lançado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A barragem, que terá a capacidade de armazenar quase 6 milhões de metros cúbicos de água, beneficiará diretamente cerca de 138 mil pessoas nos municípios de Lagoa dos Gatos, Belém de Maria, Catende, Palmares e Água Preta.
“A retomada da obra da Barragem de Gatos é um sonho que finalmente sai do papel. O investimento trará a tão necessária proteção para as comunidades da Zona da Mata Sul, permitindo que as chuvas sejam uma bênção e não mais uma causa de sofrimento”, afirmou Raquel Lyra durante a cerimônia, realizada em Belém de Maria.
A Barragem de Gatos foi paralisada em 2014, com apenas 20% de sua construção concluída. Agora, com a retomada, a previsão é de que o equipamento seja finalizado em 12 meses, trazendo mais segurança hídrica e possibilitando o abastecimento de água para a população rural do município de Lagoa dos Gatos.