Em longo desabafo postado neste domingo (25) em sua conta do Instagram, Louise França, cantora e filha de Chico Science, falou sobre a indicação de Virgínia Fonseca como rainha de bateria da Grande Rio. Ela disse “abominar” e “repudiar” a indicação da polêmica influenciadora para o posto, mas disse não ter poder algum de mudar a escolha da escola.
Indiretamente, Louise confirmou o que já vem sendo especulado. Que o tema do enredo da Grande Rio em 2026 será mesmo uma homenagem ao movimento Manguebeat, cujo seu pai foi o grande ícone nos anos 90.
“Por mais que eu abomine e repudie a presença dessa pessoa em uma homenagem de tamanha significância pro movimento mangue, infelizmente, eu não tenho poder algum de mudar o que já está feito. Assim como uma figura como ela também não tem o poder (que algumas pessoas têm sugerido) de diminuir, manchar ou ferir a memória do movimento, por pior que o cenário pareça”, diz trecho do texto de Louise.
Ainda que aceitando a presença de Virgínia no desfile da escola justamente no ano em que a mesma faz homenagem ao movimento artístico pernambucano, “um legado cultural e histórico que ela sequer compreende”, Louise não deixou de criticar a escolha.
“Eu entendo 100% a sensação de incredulidade com a decisão da escola, pois ela é minha também. Contudo, não vou optar pelo cancelamento da homenagem. Falando por mim, filha de Chico Science. Que na Sapucaí e na história permanecerá PROTAGONISTA e RELEVANTE, e não um mero enfeite alegórico perecível que trata com deboche a desgraça alheia”, finalizou.