
Foto: Divulgação.
A
governadora Raquel Lyra (PSD) reagiu à divulgação de um vídeo no qual o
presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declara apoio oficialmente ao
pré-candidato ao governo João Campos (PSB). Em entrevista à Rádio Asa Branca,
de Salgueiro, na manhã desta quarta-feira (17), a chefe do Executivo estadual,
que evitou comentar a política partidária, garantiu que a parceria
institucional não será afetada, pois a prioridade da administração dela é fazer
entregas.
“Não muda nada [diante da oficialização do apoio]. A gente continua com
parcerias firmes com o governo federal e com o presidente Lula. Desde o
primeiro momento em que estive lá com ele, no dia 9 de janeiro de 2023, o
presidente Lula disse que não faltaria Pernambuco, que eu procurasse os
ministros para poder trabalharmos pelo nosso estado”, declarou.
Na segunda-feira (15), o presidente da República divulgou nas redes sociais um vídeo no qual anunciava formalmente o apoio pessoal dele ao ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo, João Campos. “O PSB é o nosso maior aliado nacional”, declarou Lula no vídeo, que também foi exibido durante o evento de lançamento da plataforma de participação popular Chega Junto Pernambuco, site no qual a pré-campanha do socialista pretende reunir sugestões e ideias dos eleitores.
Prioridade
Raquel Lyra também afirmou não ter como prioridade a eleição para o governo estadual, ao contrário, segundo ela, dos adversários. “A gente precisa perder menos tempo cuidando da eleição e pedindo voto para poder fazer entrega de resultados.”
A governadora defendeu a administração dela de críticas de adversários e enfatizou que é preciso “fazer gestão com grandeza”, sem olhar para os cálculos eleitorais. Raquel também alfinetou os opositores que apontam o aporte de recursos federais em entregas do governo estadual como uma forma, segundo ela, de desmerecer o protagonismo da gestão.
“Tem gente que quer diminuir e diz: ‘Ah, então não é uma obra sua, é do governo federal’. [Mas] fui eu quem disse que era prioridade para cá”, afirmou, ao listar algumas obras e entregas que foram feitas mediante parceria e recursos do governo federal.
Iniciativas
Durante a entrevista, Raquel Lyra reforçou as entregas na área da segurança pública, como as delegacias da mulher, os novos armamentos, coletes e viaturas das polícias civil e militar, além da formação do novo efetivo de policiais e da inauguração de três unidades prisionais do Complexo de Araçoiaba. A governadora declarou, ainda, que essas iniciativas são feitas para os pernambucanos, sem ter como objetivo principal a autopromoção.
“Temos trabalhado de maneira séria, sem pirotecnia, mas muito firmes, vivendo hoje o melhor momento da nossa história”, defendeu.
A chefe do Executivo estadual também pontuou que parlamentares de oposição têm tentado interferir nas ações do governo, transformando pautas institucionais em discursos políticos. Raquel afirma que essa é uma tentativa de fazer o estado retornar ao passado, mas que ela tem trabalhado para construir o futuro de Pernambuco junto àqueles que têm o mesmo objetivo, sem distingui-los por bandeiras partidárias ou ideológicas.
“Quando eu me abraço com a bandeira de Pernambuco, é para dizer que é isso que nos une, porque tem muitos que são arquitetos do caos e querem que as coisas deem errado, mas Pernambuco não merece isso e a gente não parou um minuto sequer perdendo tempo com isso”, argumenta. “Acreditamos que é possível construir um futuro sem ter saudade do passado. A gente honra o passado, mas o futuro se constrói agora.”
FONTE: FOLHA PE.