
Foto: Divulgação.
A
Polícia Civil de Pernambuco formou, nesta quinta-feira (25), 457 novos
servidores, entre delegados, agentes e escrivães. A formação contou com uma
cerimônia no Centro de Convenções, em Olinda, onde também foram entregues 124
viaturas para as Polícias Civil e Militar e quatro unidades móveis de
atendimento a mulheres vítimas de violência.
Ao
todo, foram formados 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Segundo o
governo estadual, os profissionais serão incorporados às atividades de
investigação criminal, polícia judiciária e atendimento à população em
diferentes regiões de Pernambuco.
De
acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), esta é a segunda turma formada
desde novembro do ano passado. Com os novos servidores, o reforço no efetivo da
Polícia Civil passa de 900 policiais no período.
As 124 viaturas entregues são do modelo SUV (Chevrolet Spin) e serão destinadas às Polícias Civil e Militar para reforçar o policiamento ostensivo e as atividades de polícia judiciária, principalmente no Recife e na Região Metropolitana.
“É uma alegria imensa dar oportunidade de trabalho e realizar sonhos de muitas pessoas por entrarem no serviço público. Mais que isso, a chegada dos novos policiais beneficia o povo de Pernambuco, que ver de perto a segurança pública do nosso Estado sendo transformada", afirmou a governadora Raquel Lyra.
Durante
a solenidade, a escrivã Leila Fernandes de Abrantes, 1ª colocada do curso,
enfatizou a emoção do momento. “Hoje, ao jurarmos honrar esta missão,
reafirmamos nosso compromisso com a proteção da sociedade, com a esperança de
quem mais precisa e com a coragem de servir mesmo diante dos desafios”,
afirmou.
Atendimento a mulheres

Foto: Divulgação.
Durante
o evento, o governo de Pernambuco também entregou quatro unidades móveis de
atendimento especializado a mulheres em situação de violência. Os veículos
fazem parte de um conjunto de seis unidades previsto pela gestão estadual.
Segundo
a Secretaria da Mulher, as equipes são compostas por psicólogas, assistentes
sociais e advogadas, oferecendo acolhimento, orientação e encaminhamento às
vítimas. As unidades devem percorrer municípios de todas as regiões do Estado.
Ainda
de acordo com o governo, cerca de R$ 15 milhões foram investidos, desde 2023,
na implantação dos equipamentos. As ações integram o programa estadual Juntos
Pela Segurança.