
Foto: Divulgação.
Os
padres Carlos Augusto Faria Ribeiro, de 30 anos, e Marcos Antônio Guimarães, de
31, permanecem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital
Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, após sofrerem
um grave acidente de trânsito na BR-232, na quarta-feira (24).
De
acordo com o boletim médico divulgado nesta quinta-feira (25), nas redes
sociais da Diocese, os dois seguem em ventilação mecânica, apresentam
estabilidade hemodinâmica e não precisam de medicações vasoativas nem de novas
intervenções cirúrgicas.
Segundo
o hospital, ambos foram atendidos inicialmente pela equipe cirúrgica, passaram
por procedimentos de urgência e, em seguida, foram encaminhados à UTI para
cuidados intensivos.
O
padre Carlos Augusto sofreu politraumatismo, com lesões ortopédicas e no tórax.
Ele passou por cirurgia para tratar uma fratura exposta no joelho esquerdo e
também precisou de drenagem torácica. Ainda conforme a unidade de saúde, o
sacerdote apresentou choque hemorrágico após o acidente, mas o quadro já foi
revertido.
Já
o padre Marcos Antônio teve múltiplas fraturas na face e foi submetido a uma
cirurgia realizada pela equipe de Cirurgia Bucomaxilofacial. Exames descartaram
lesões no cérebro, abdômen e pelve, sendo constatada apenas uma contusão
pulmonar de pequena extensão.
Ainda
nesta quinta (25), os médicos iniciaram a redução gradual da analgosedação dos
dois pacientes. O procedimento é necessário para permitir uma avaliação mais
precisa da evolução neurológica e clínica de ambos.
As equipes de Terapia Intensiva, Cirurgia Geral, Ortopedia e Cirurgia Bucomaxilofacial seguem acompanhando continuamente a recuperação dos sacerdotes.
Diocese
pede orações
Em
atualização divulgada nas redes sociais, a Diocese de Petrolina informou que
acompanha de perto o estado de saúde dos padres e reforçou o pedido de orações
pela recuperação dos dois.
A
nota destaca que Dom Antonio Carlos, juntamente com o clero diocesano,
permanece monitorando a situação. Os padres Lucas Silva e José Mateus também
foram enviados à Serra Talhada para prestar apoio e acompanhar os colegas
durante a internação.
A
Diocese informou ainda que novas atualizações serão divulgadas por meio dos
canais oficiais, conforme a emissão de novos boletins médicos.
Relembre
o acidente
O
acidente aconteceu por volta das 12h15 da quarta-feira (24), no km 400 da
BR-232, em Serra Talhada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão
frontal envolveu a caminhonete onde estavam os dois padres e um caminhão.
A
suspeita inicial da PRF é de que a caminhonete tenha invadido a contramão da
rodovia antes da batida. Os dois sacerdotes ficaram feridos e foram socorridos
pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Eduardo Campos.
O motorista do caminhão não sofreu ferimentos. Ele realizou o teste do bafômetro, que apresentou resultado negativo para consumo de álcool. A dinâmica do acidente segue sendo investigada pelas autoridades.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.