Quando o calendário apontou três difíceis confrontos para o término do turno da Série A, Milton Mendes resolveu mudar. Testou a formação diante do Atlético/MG, e acabou goleado por 3x0. Alterou uma peça contra o Grêmio, e conquistou um improvável ponto no empate em 0x0.
Mesmo assim, este último jogo deixou boa impressão. Por conta disso, às 16h15 de hoje, no estádio do Arruda, o esquema com o meio de campo povoado de atletas com características defensivas deve ser mantido diante do São Paulo. Caso conquiste um ponto, pelo menos, os corais versão 2016 superam a campanha de primeiro turno Tricolor de 2006.
No aspecto histórico, um empate já valeria como fator motivacional. Afinal, em 2006, o Santa Cruz terminou o Campeonato Brasileiro rebaixado, na lanterna e com 28 pontos - no primeiro turno, 18. Este ano, os mesmos 18 pontos já foram adquiridos pelos corais. A equipe ocupa atualmente a 17ª colocação. Para sair da zona de rebaixamento, no entanto, necessita de uma vitória, além de tropeços de Figueirense e Botafogo. Já o adversário São Paulo ocupa a 11ª posição, com 23 pontos. Vale ressaltar que ambas as equipes não vencem há bons tempos. Os pernambucanos estão em um jejum de três partidas (dois empates e uma derrota) e os paulistas acumulam tropeços há quatro rodadas (dois empates e duas derrotas).
De certa forma, o empate conquistado diante do Grêmio, no Rio Grande do Sul, elevou o moral dos atletas tricolores. Mas não será só com isso que o técnico Milton Mendes entrará em campo no domingo. O treinador irá manter o esquema que funcionou. O Santa Cruz atuava no 4-3-2-1, com três atletas no meio de campo, dois abertos pelas laterais e apenas um na referência. Diante de adversário com nível técnico superior, o comandante coral mudou para o clássico 4-4-2, com a diferença de ter o meio de campo recheado de volantes - com qualidade na saída de bola -, e apenas Keno e Grafite no ataque. Deu certo.
“A ideia é mais ou menos essa. O modelo é esse. E em casa, temos de propor o jogo. Ou seja, podemos manter o mesmo modelo, mas com um pouco mais de ousadia. E nossa equipe acertou muito mais do que errou”, disse o treinador, logo após o jogo contra o Grêmio. Para o confronto de hoje, Milton terá a volta de Uillian Correia, que estava lesionado. Assim, Derley pode ser sacado da equipe. O resto do time deve ser mantido.
São Paulo
Procurando encontrar o caminho das vitórias, e de comandante novo à frente da área técnica, o São Paulo chega recheado de desfalques para a partida contra o Santa Cruz. O treinador André Jardim não poderá contar com Ytalo, Renan Ribeiro, Breno, Lucas Fernandes, Wellington, todos lesionados, além de Rodrigo Caio que está servindo a seleção olímpica.
Folha PE