Publicada em 08/08/2016 às 09h11.
Procuradoria Regional da Fazenda volta a funcionar nesta segunda
O prédio estava interditado desde a terça-feira passada depois que uma quadrilha fortemente armada invadiu o imóvel.

Volta a funcionar nesta segunda-feira o prédio da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 5ª Região, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, bairro do Espinheiro, no Recife. O atendimento ao público está sendo retomado hoje. O prédio estava interditado desde a terça-feira passada depois que uma quadrilha fortemente armada invadiu o imóvel, explodiu um caixa eletrônico e danificando a estrutura do edifício.

Os usuários não serão prejudicados.
A procuradora regional Raquel Peruch Borges solicitou ao Tribunal Regional Federal (TRF) a suspensão dos prazos judiciais durante o período em que o atendimento foi suspenso. As obras de reparo foram orçadas em R$ 180 mil e têm previsão de conclusão em  30 dias.Até que seja reforçada a segurança do local, os caixas eletrônicos não serão reinstalados. Os cerca de 200 servidores voltam ao trabalho na quinta-feira passada.

Investida - O crime que deixou um cenário de destruição está sendo investigado pela força-tarefa criada pelas polícias Federal e Civil para apurar investidas contra bancos e caixas eletrônicos no estado. Depois da realização das perícias no local, um delegado da Polícia Federal esteve no prédio para dar início às investigações. Segundo a polícia, o armamento utilizado pelos criminosos era de grosso calibre, como fuzis e metralhadoras, além das pistolas. Dentro do carro onde os suspeitos estavam os peritos federais encontraram várias munições de fuzis intactas.

De acordo com o chefe de comunicação da PF, Giovani Santoro, o grupo que agiu na madrugada da terça-feira passada numa das avenidas mais movimentadas do Recife pode ser o mesmo que realiza assaltos da mesma modalidade no inteior do estado. “Eles estavam com armamentos pesados e usaram a mesma logística das investidas do interior. Agiram durante a madrugada e estavam em grupo. Além disso, usaram artefatos explosivos para destruir o terminal eletrônico. Vamos agora trabalhar na identificação desses suspeitos e assim que forem identificados todos terão as prisões solicitadas”, ressaltou Santoro.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, todas as imagens de câmeras de monitoramento das proximidades foram solicitadas. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam que de janeiro a junho deste ano ocorreram dez roubos a bancos contra 18 no mesmo período do ano passado. No entanto, o número de furtos teve um aumento. Em 2015, quatro agências sofreram furtos nos seis primeiros meses do ano. No mesmo período deste ano foram computadas 14 ações. Segundo a SDS, 28 furtos a caixas eletrônicos foram registrados de janeiro a junho deste ano contra 30 no mesmo período de 2015.


A ousadia que marca as investidas criminosas contra agências bancárias e terminais de caixas eletrônicos no estado chegou ao ápice na madrugada de terça-feira passada. Uma quadrilha invadiu o prédio da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 5ª Região, na Avenida Agamenon Magalhães, Espinheiro, e transformou a área em uma zona de guerra. Os bandidos derrubaram portas à bala, explodiram o caixa do local e trocaram tiros com a polícia. Moradores próximos viveram momentos de pânico. Dois motociclistas foram internados depois que um deles pegou a contramão da Avenida Agamenon  Magalhães.


A ação criminosa começou por volta das 4h30, quando cinco homens fortemente armados chegaram atirando, a bordo de um Honda Civic preto. Depois de intimidarem os vigilantes que estavam na guarita do local, realizaram disparos para o alto e trocaram tiros com policiais militares e civis por cerca de cinco minutos. Enquanto o tiroteio acontecia, os ladrões conseguiram explodir o caixa eletrônico do Banco do Brasil. O teto de gesso caiu. As portas do elevador do térreo e vidros de outros pavimentos foram danificados.

Não houve feridos, mas todo o dinheiro que estava no terminal foi levado pelo grupo. O carro utilizado pelos assaltantes foi localizado na Rua do Cupim, no bairro das Graças. Até o momento, ninguém foi preso.

O cenário de guerra chamou a atenção de quem mora nas proximidades. Ao perceberem a intensa troca de tiros e o barulho da explosão, os motoristas que trafegavam pela Agamenon Magalhães tentaram voltar de ré para não serem atingidos. Um motoqueiro subiu o viaduto sobre a Avenida João de Barros na contramão, com medo dos disparos, e bateu em outra moto. Uma das motocicletas caiu do viaduto e os dois motoqueiros, que não chegaram a cair do elevado, ficaram feridos. Cláudio Araújo Noronha Júnior, 33, e Douglas Henrique da Silva, 24, foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados para o Hospital da Restauração (HR), no Derby. Cláudio teve alta médica ontem. Já Douglas passou por cirurgia e permanece internado em estado grave.

O tráfego na via local em frente ao prédio foi interditado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano e liberado por volta das 11h. Dezenas de curiosos pararam em frente ao prédio para tirar fotos do estrago causado pelos assaltantes. Peritos do Instituto de Criminalística foram ao local para iniciar seu trabalho, mas como se trata de um prédio da União, profissionais da Polícia Federal também foram acionados e finalizaram a análise.


Diário de Pernambuco

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI