Publicada em 18/09/2015 às 17h44.
Em AL, 43,49% das crianças do 3º ano não sabem ler frases
Dados são da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) do MEC. Estado também apresentou níveis insatisfatórios de escrita e matemática.

Alagoas apresentou um mau desempenho na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (17). Segundo o levantamento, 43,49% dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental, série em que termina o ciclo de alfabetização nas escolas, não sabem ler frases.

Esse foi o percentual de estudantes que fizeram a avaliação, em novembro de 2014, e ficaram no nível 1 da Leitura, onde, segundo o Inep, as crianças são capazes apenas de ler palavras com sílabas canônicas (compostas de uma vogal e uma consoante) e não canônicas.

A avaliação mede o conhecimento dos estudantes em três áreas: leitura, escrita e matemática. Na avaliação que mede o nível de escrita, 24,7% das crianças alagoanas que participaram da pesquisa "ainda não escrevem palavras alfabeticamente" e "provavelmente não escrevem o texto ou produzem textos ilegíveis".

Mas uma boa parte das que fizeram a avaliação ficou no nível 4 de escrita, isso quer dizer que elas podem escrever com diferentes estruturas silábicas, dão continuidade a uma narrativa, mesmo que não consigam contar todas as partes da história, ou incluir todos os elementos da narrativa.

Neste nível, espera-se que elas saibam contar até 20, ler as horas e minutos em relógio digital e comparem objetos pelo seu comprimento, entre outras habilidades.Disciplina mais temida pelos estudantes, a Matemática também não trouxe números positivos para o estado, 45,86% das crianças não sabem fazer operações básicas como soma, subtração e divisão.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI