Publicada em 06/11/2015 às 10h39.
MP instaura inquérito civil para apurar rompimento de barragem em MG
Hospital de Mariana confirmou uma pessoa morta; localidade foi evacuada. Acidente foi na barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues.

(G1)

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um inquérito civil para apurar as causas do rompimento da barragem de rejeitos no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Região Central do estado. O desastre aconteceu na tarde desta quinta-feira (5) e uma enxurrada de lama devastou a localidade. De acordo com o Hospital Monsenhor Horta, em Mariana, uma pessoa morreu. Outras quatro pessoas feridas deram entrada na unidade de saúde.

 

Casas foram soterradas e destruídas, carros foram arrastados. Um deles parou em cima do que restou de um imóvel. As estradas que dão acesso ao local estão interditadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda não há confirmação de vítimas, mas não está descartada a hipótese de moradores e funcionários da mineração tenham sido soterrados.

 

De acordo com o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, que coordena o núcleo de Combate ao Crimes Ambiente, foi um "acidente sem precedentes". Uma equipe do Ministério Público deve fazer um sobrevoo nesta sexta-feira (6) para avaliar os danos causados pelo rompimento. Ainda segundo o promotor, as responsabilidades pelo acidente serão apuradas com rigor.

 

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, informou que vai viajar para Mariana nesta sexta-feira (6) para acompanhar as ações de socorro e assistência às vítimas. Técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil vão acompanha-lo. Ainda segundo o Ministério de Integração Nacional, unidades do Exército Brasileiro em Belo Horizonte e em São João Del Rei estão de prontidão caso haja necessidade de ajuda nas buscas por sobreviventes.

 

A barragem de Fundão pertence à mineradora Samarco e esta na mina de Germano, a cerca de 25 km de Mariana – distrito localizado a 100 km de Belo Horizonte.

 

Em nota, a empresa afirmou que não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, nem se há vítimas.

 

"A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência", afirma a nota da empresa. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI