Publicada em 04/08/2017 às 14h54.
Placar da votação dá segurança para avançar nas reformas, diz ministro
Dyogo Oliveira, do Planejamento, considerou que encerramento de denúncia contra o presidente Michel Temer mostrou uma força muito grande do governo.

(Reprodução da internet)

 

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou nesta sexta-feira (4) que o placar da votação que encerrou a denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados mostrou uma força muito grande do governo e "dá mais segurança para avançar nas reformas".


O placar da votação serviu de termômetro para o governo, que conseguiu 263 votos pela rejeição da denúncia. O resultado é insuficiente para aprovação da reforma da Previdência. Por se tratar de uma proposta que altera a Constituição, a reforma precisa de 308 votos.


Mesmo assim, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira que acredita na viabilidade de aprovação, por se tratar de decisão diferente.


Problemas fiscais continuam

 

O ministro disse ainda que os problemas fiscais vão continuar mesmo com a recuperação da economia e defendeu que a Previdência é prioritária para o equilíbrio das contas públicas.


"O problema do 'funding fiscal' vai permanecer apesar da retomada do crescimento", declarou durante evento voltado para o setor imobiliário em São Paulo.


Oliveira afirmou que os eventos políticos desta semana reduziram as incertezas e que o cenário político "começa a se endereçar".


Ele enfatizou que os setores econômicos que mostram bom desempenho este ano, como o agronegócio, não ajudaram a melhorar o quadro fiscal. "Estes setores não têm arrecadação muito forte."


 

Reforma da Previdência

 

O ministro também defendeu que a Previdência, com forte peso sobre os gastos públicos, ainda é prioritária para o esforço fiscal e assim será "ao longo das próximas semanas".


 

Meta fiscal

 

Sobre a possível revisão da meta fiscal, ele destacou que a arrecadação com o segundo programa de repatriação de recursos no exterior veio abaixo do esperado e que novas medidas serão comunicadas assim que houver uma decisão do governo.


Segundo ele, as medidas que forem adotadas pelo governo serão comunicadas assim que houver uma decisão do governo.


 

PIB

 

Oliveira afirmou esperar que o PIB do segundo trimestre será praticamente neutro. "Se for negativo será coisa pequena, se vier positivo, também será pouco", disse.

 

 

 

G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI