Publicada em 30/08/2017 às 09h48.
MPF quer anulação de outro decreto sobre exploração de área amazônica
Primeiro decreto sobre a extinção da reserva para exploração foi anulado na última segunda (28).

Fernando Bezerra Coelho Filho (dir.) apresentou novo decreto nesta terça / Foto: José Cruz / Agência Brasil

Fernando Bezerra Coelho Filho (dir.) apresentou novo decreto nesta terça
Foto: José Cruz / Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) pediu, na noite da terça-feira (29), a anulação do segundo decreto que extingue a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), um território do tamanho do estado de Espírito Santo entre o Pará e o Amapá, para exploração mineral na Amazônia.


Um primeiro decreto sobre a extinção da Renca foi anulado na segunda-feira (28). A medida do Presidente da República foi chamada de “ecocídio” em razão aos prejuízos ao ambiente, indígenas e comunidades com exploração mineral na área.


A Procuradoria do Amapá, na ação, pede para que nenhuma medida seja tomada no território enquanto não houver a anulação do decreto. Os procuradores acreditam que a área possa ser classificada como espaço territorial especialmente protegido. Sendo assim, de acordo com a legislação, a área só pode ser modificada por lei específica.

''Ecocídio''


O segundo decreto foi anunciado nesta terça pelo ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho. O MPF, nas informações complementares, usa de novo a palavra “ecocídio” para descrever o decreto.

 

JC

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI