Servidores federais pretendem realizar, no Recife, nesta quarta-feira (17), a partir das 10h, um protesto contra o aumento de 37,55% da Geap. A manifestação é contrária também às medidas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que prejudicam a operadora por exigir reservas financeiras além da capacidade.
Na capital pernambucana, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev) promoverá a manifestação em frente a sede da Geap, na Praça Chora Menino, no bairro da Boa Vista, na área Central do Recife. No mesmo horário, em Brasília, acontecerá também uma manifestação, pelo mesmo motivos, em frente ao prédio do Ministério da Saúde.
A manifestação nacional foi aprovada no último dia 27, em plenária, quando os dirigentes sindicais reiteraram as posições contrárias ao aumento abusivo e às medidas recentes da ANS que põem em risco a existência de todas as autogestoras de saúde, principalmente a Geap e favorecem os interesses dos planos privados. A CNTSS ingressou com uma ação judicial contra o aumento abusivo dos planos de saúde da Geap, que abrange todos os servidores dos sindicatos filiados.
Geap - É uma entidade de autogestão em saúde criada pelos próprios servidores para atuar originalmente em apenas quatro órgãos públicos: os ministérios da Previdência e da Saúde, a Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (Dataprev) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
FolhadePE