Publicada em 16/02/2016 às 17h04.
Brasileiro está cada vez mais endividado, aponta pesquisa do SPC
Pesquisa do SPC Brasil aponta que o Nordeste foi a região com maior crescimento da inadimplência.

O ano de 2016 começou com um número maior de brasileiros endividados e o nordestino lidera o crescimento da taxa no País. Levantamento divulgado ontem pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que o contingente de consumidores com as contas atrasadas aumentou em todas as regiões pesquisadas na comparação de janeiro deste ano na comparação com igual período de 2015. No Nordeste, o aumento no número de inadimplentes foi de 6,86%, seguido por Sul (4,77%), Centro-Oeste (4,59%) e Norte (3,71%).


“O Nordeste está sofrendo mais com a crise porque vinha de um período de abundância na última década e agora sente mais a desaceleração da economia. Boa parte da população da região ascendeu de classe social e se bancarizou, mas também teve acesso ao crédito e se endividou, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. No setor de bancos, aliás, é onde está a maior participação (41,93%) das dívidas em atraso no Nordeste. Em seguida aparecem comércio (21,48%) e comunicação (telefonia, internet e TV por assinatura) com 10,42%.


Junto com a inadimplência cresceu o número de empresas tentando recuperar seus créditos. “É importante esse movimento de dar uma chance para que o consumidor consiga saldar sua dívida, mas as pessoas precisam ficar atentas a essas negociações para avaliar juros e condições de pagamento. Não adianta fazer um acordo e não conseguir pagar”, alerta Marcela.


BRASIL

Na abertura por segmentos econômicos, a inadimplência nas contas de água e luz foi mais alta em duas das quatro regiões estudadas, com aumentos de 17,01% no Sul e de 13,30% no Centro-Oeste em janeiro de 2016 ante igual mês de 2015. “Esse fato demonstra que o aperto financeiro já impactou a capacidade de pagamento até mesmo das contas do dia a dia”, avalia a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.


Já nas demais regiões, o aumento mais intenso se deu nas contas de telefone, TV por assinatura e internet, com avanços de 12,39% no Nordeste e 9,89% no Norte, segundo a instituição. A projeção do SPC Brasil é que 2016 registre aumento da inadimplência. Além da piora das condições macroeconômicas e da elevação da taxa de desemprego, outros fatores também devem pesar para o atraso nas contas.


“A aceleração da inflação tem feito com que o planejamento financeiro dos consumidores fique prejudicado, já que há perda constante do poder de compra. Além disso, a escalada nas taxas de juros encarece as parcelas das compras realizadas a prazo e dos financiamentos, dificultando assim o pagamento em dia dos compromissos financeiros", afirma Marcela.


FONTE: JC ONLINE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI