(Imagem: Secretaria de Turismo de Pernambuco/ Divulgação)
O município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, está comemorando, nesta sexta-feira (20/04), 138 anos de emancipação política. Para celebrar a importante data, a prefeitura da cidade organizou uma programação especial, que registra tanto solenidades oficiais como festas em praça pública.
A cidade, que começou como uma pequena localidade rural chamada “Pesqueiro”, em virtude da fartura de peixes, tem forte tradição católica (com devoção à Santa Águeda, padroeira da cidade) e faz parte do chamado Circuito do Frio em Pernambuco. Atualmente, somando a população que vive nas zonas urbana e rural, a densidade demográfica do município é de aproximadamente 68 mil habitantes, segundo dados do IBGE (2017).
Em artigo especial para o Portal Nova Mais, a professora Andréa Galvão, pesquisadora da história local, lembra o momento em que o município ganhou status de independência política e como a população preferiu adotar o nome “Pesqueira” em vez de Vila de Santa Águeda, em homenagem à santa padroeira:
- “Em 20 de abril de 1880, a lei número 1484, assinada pelo vice-presidente da província, Adelino Antônio de Luna eleva a Vila de Santa Águeda à categoria de cidade, denominando-a de cidade, mas com o mesmo nome, este foi adotado pelo Frei Caetano de Messina, achava-o mais apropriado e bonito. Embora houvesse muita devoção à santa que já era a padroeira da localidade, a denominação não caiu no gosto popular, passando a constar oficialmente como cidade de Pesqueira.”, explicou.
A programação, que teve início às 15h30 de ontem (quinta-feira, 19), conta com hasteamento de bandeira, missa na catedral, desfile cívico de estudantes e desfile militar do Tiro de Guerra. À noite, a população poderá acompanhar shows de atrações musicais, como a Banda Labaredas e Jota Santos.
Confira abaixo a programação completa: