
Foto: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem
A Prefeitura do Recife aposta num terceiro turno, à noite, para conseguir bater as metas de vacinação. Na última semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo, que se encerra na próxima sexta-feira (31), o horário dos postos de saúde serão estendidos até as 21h, em dez unidades espalhadas na cidade (Confira lista abaixo).
Nesses locais, assim como nos outros postos (unidades de saúde da família, incluindo as Upinhas, unidades básicas tradicionais e policlínicas) da Prefeitura do Recife, a aplicação das doses também segue normalmente durante o dia, das 8h às 17h.
Até esta sexta-feira (24), Recife vacinou 77,5% do público alvo para poliomielite e 77,3% para sarampo. A meta é imunizar pelo menos 95% das 80.028 crianças com idade entre um e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – independentemente da situação vacinal. Pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças para o profissional avaliar e fazer o esquema necessário.
Devem ser vacinadas todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, para reduzir o risco de reintrodução dessas doenças no país. As crianças que nunca foram vacinadas contra pólio deverão receber uma dose da vacina injetável; as que já tomaram alguma dose da injetável devem tomar a vacina oral (gotinha).
Em relação à tríplice viral, as crianças que nunca foram imunizadas, devem receber uma dose e agendar a próxima; crianças que já tomaram alguma dose desta vacina, há mais de 30 dias, devem receber outra; aquelas que tomaram alguma dose, há menos de 30 dias, devem prosseguir com o agendamento conforme o calendário.
POSTOS ABERTOS À NOITE
Policlínica Waldemar De Oliveira- Rua do Pombal, 115, Santo Amaro
Policlínica Salomão Kelner- Estrada Velha de Água Fria, 1652, Água Fria
Policlínica Albert Sabin- Rua Padre Roma, 191, Tamarineira
Centro Médico Sen. José Ermírio de Moraes- Av. Dezessete de Agosto, 2388, Casa Forte Policlínica Lessa de Andrade- Estr. dos Remédios, 2416, Madalena
Policlínica Agamenon Magalhães- Rua da Paz, s/n, Afogados
Unidade Básica Tradicional Professor José Carneiro Leão- Rua Nogueira de Souza, 334, Pina
Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde- Rua Feliciano José de Farias, 195, Boa Viagem
Policlínica Clementino Fraga- Rua Japaratuba, 260, Vasco da Gama
Centro de Saúde Prof. Sebastião Ivo Rabelo- Av. Campina Grande, 199, Cohab
JC