Publicada em 16/02/2019 às 11h19.
Aplicativo saudita permite que homens rastreiem esposas
Serviço do governo saudita pode ser usado para rastrear mulheres e impedi-las de viajar

Imagem: Wikimedia Commons

 

Um aplicativo da Arábia Saudita, que pode ser usado para rastrear mulheres e impedi-las de viajar, será investigado pela Apple, disse o presidente-executivo da companhia. Em entrevista à rádio americana NPR, Tim Cook disse que não estava ciente do aplicativo Absher, mas irá analisar o caso.


As mulheres na Arábia Saudita precisam obter permissão para deixar o país de um guardião do sexo masculino, geralmente um pai ou marido. O Absher, que oferece uma variedade de serviços do governo, como a renovação de licenças para motoristas, torna o processo de permitir ou proibir viagens muito mais fácil, e isso pode ser feito através de um smartphone.


O aplicativo está em uso há vários anos e já foi baixado mais de um milhão de vezes. Uma investigação do site Insider expôs como ele estava sendo usado por guardiões do sexo masculino para registrar para restringir ou permitir viagens internacionais de esposas, irmãs e filhas.


O homem recebe uma notificação se uma mulher dependente tentar sair do país. A organização Human Rights Watch (HRW) disse que programas como este podem facilitar os abusos dos direitos humanos, incluindo a discriminação contra as mulheres.

 

Leiajá

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI