
Créditos: Christian Kaspar/ Bartker Bongarts/ Getty Images
Cria da base do Sport, o atacante Joelinton, que saiu do clube rubro-negro em 2015, pode, novamente, render um bom dinheiro aos cofres do Leão. A possível transferência do jogador, que atualmente defende o Hoffenheim, da Alemanha, teria destino para a Inglaterra. Isso porque, segundo o jornal britânico Chronicle live, o Newcastle - pela segunda vez - deseja investir alto no jogador: os ingleses querem pagar £ 40 milhões - cerca de R$ 210 milhões. Não é a primeira vez que a imprensa europeia noticia interesse de clubes no atacante.
Como o Sport foi o formador do atacante de 22 anos, o Rubro-negro, de acordo com uma norma da Fifa, em que os clubes formadores têm direito a um valor percentual a cada transferência internacional de atletas criados nas categorias de base, ganhará com a transação. Nos cálculos do “mecanismo de solidariedade” da instituição - que leva em consideração onde o jogador atuou dos 12 aos 23 anos de idade -, o Leão da Ilha garantiria, na possível transferência de Joelinton ao Newcastle, 2,25% do valor total. O que, em números, equivale a R$4.725.000,00.
Trajetória
Joelinton deu as caras no time profissional do Leão, pela primeira vez, em 2014. Na época, o clube disputava a Série A do Campeonato Brasileiro e terminou em 11º lugar naquele ano. Na temporada, disputou nove jogos e marcou dois gols. No ano seguinte, quando o Sport teve sua melhor campanha na competição no formato de pontos corridos - ocupou a 6ª colocação com 59 pontos - , jogou 29 partidas e balançou as redes cinco vezes. Depois disso, foi transferido para o Hoffenheim em junho.
Desde então, o atacante está no clube alemão. Porém, teve uma rápida passagem por empréstimo pelo Rapdi Wien, da Áustria, nas temporadas 2016/2017. E, em seguida, retornou. Na equipe alemã, a jovem promessa do Sport é o titular absoluto, com 11 gols marcados em 32 jogos.
SuperEsportes