Publicada em 06/04/2019 às 08h46.
Empresas de TI ameaçam deixar Curitiba por causa de imposto municipal
Essa é a principal reclamação no setor de Tecnologia da Informação (TI) em Curitiba.

Imagem:TecMundo

 

Alta tributação que dificulta a busca de novos investimentos e afeta a competitividade das empresas em nível nacional e internacional. Essa é a principal reclamação no setor de Tecnologia da Informação (TI) em Curitiba e pelo menos 12 grupos ameaçam deixar a cidade caso a prefeitura não reveja o cálculo para redução da alíquota de 5% do Imposto Sobre Serviços (ISS).


Em Joinville, Recife, Florianópolis e Brasília, centros tecnológicos têm 2% de alíquota de ISS para a área de TI


O impacto no orçamento seria de R$ 1 bilhão do faturamento dessas empresas. “Temos em Curitiba empresas que são referência no Brasil e no Mundo. Seria uma perda muito grande se elas mudassem para outras cidades mais atrativas com relação aos impostos, como Joinville, Recife, Florianópolis ou Brasília, que têm 2% de alíquota para a área de TI. Esta última concentra hoje mais empresas de tecnologia do que Curitiba”, diz Lucas Ribeiro, vice-presidente de Comunicação e Marketing da Assesspro-Paraná, entidade sem fins lucrativos que representa o setor de tecnologia e inovação no Estado.


Segundo a categoria, uma boa contrapartida para a administração é o investimento do poder privado no incentivo à formação de profissionais com cursos técnicos. A expectativa é que o governo municipal tenha uma resposta em 30 dias.

 

TecMudo

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI