Publicada em 20/11/2015 às 11h16.
Hospital Santa Rosa, em Palmares, sofre com redução no repasse da prefeitura
Segundo advogado, centenas de cirurgias deixaram de ser feitas por falta de verba que as financie. O Poder Público será notificado judicialmente.

A Prefeitura Municipal dos Palmares, Mata Sul pernambucana, tem esvaziado as atividades de atendimento do Hospital Santa Rosa. Pelo menos é o que garante o Dr. André Carvalho, advogado da instituição. Em entrevista exclusiva ao Portal Nova Mais, ele lamenta a situação, diz que tentou resolver a questão de forma amigável com o Poder Executivo, mas, por não receber qualquer medida de solução, decidiu partir para o âmbito judicial.

 

Segundo ele, o número de cirurgias na cidade tem sido sistematicamente reduzido, fazendo com que pacientes precisem se deslocar para Recife ou outros polos maiores. Mesmo no período de fechamento do Hospital Menino Jesus, não teria havido aumento de cirurgias no Hospital Santa Rosa. Ao invés de fazer os repasses para a unidade, que possui estrutura para um atendimento cirúrgico dos pacientes, a prefeitura tem preferido fazer contratações de clínicas e laboratórios:

 

- “Palmares, por ser uma cidade polo, responde pelas cirurgias de 22 municípios. Com a redução dos repasses do valor devido, o hospital não tem condições plenas de fazer um atendimento adequado aos pacientes, de acordo com exigências dos Conselhos de Medicina e Enfermagem. Mas infelizmente a prefeitura tem preferido a contratação de clínicas e laboratórios, sem financiar as cirurgias.”, lamentou.

 

Ainda de acordo com o advogado, como as tentativas de resolver a questão amigavelmente falharam, o departamento jurídico da instituição decidiu partir para a via judicial. Por meio da lei de Acesso à Informação, ele exigirá que a Secretaria de Saúde forneça, de 2013 até este ano, todos os contratos e processos de contratação para saber como o dinheiro da MAC (Média e Alta Complexidade), rubrica específica de R$ 718 mil (setecentos e dezoito mil reais) tem sido gasto.

 

- “Nós tentamos diversas vezes a via do diálogo para resolver esse impasse. Agora decidimos seguir pela via jurídica, pois as atividades do Hospital Santa Rosa tem sido sistematicamente prejudicadas.”, disse.

 

Na próxima terça-feira (24/11), será feito, no púlpito da Câmara de Vereadores, um pronunciamento público, solicitando o apoio do Legislativo na busca para uma solução definitiva a esse impasse.

 

IMAGEM: Reprodução da Internet.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (1)



Login pelo facebook
Postar
 
  • keilaOut 2016
    Porque vc estão comprando um valor absurdo de 500 reais para fazer cirurgia ?
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI