Publicada em 14/01/2020 às 10h16.
Celulares do futuro poderão vir sem nenhum botão físico
Sensores ultrassônicos podem substituir teclas do smartphone.

Imagem: reprodução do Google


Os botões podem deixar de existir nos smartphones em um futuro próximo. Para alcançar este resultado, a empresa Ultrasense desenvolveu sensores ultrassônicos que podem ser alocados sob qualquer superfície, incluindo vidro. A tecnologia permite que o telefone venha sem botões físicos ou costura, o que possibilita dispositivos à prova d’água e de poeira, bem como internet mais veloz por conta do 5G.


Esta novidade também pode ser utilizado sob metal e até em superfícies como madeira e couro. Devido à versatilidade, a desenvolvedora não pretende usá-los apenas nos celulares: os engenheiros planejam levar a tecnologia para dispositivos domésticos e hospitalares.


Eles também reconhecem tipo de toque do usuário e conseguem identificar o nível de força aplicada. Dentre as possíveis funcionalidades, os componentes poderiam acionar a câmera de selfies, ligar e desligar o aparelho, ajustar o volume e até exibir informações ocultas ao utilizar gestos como pressionar, tocar levemente ou deslizar, por exemplo.


Dependendo da forma com que eles forem posicionados, ainda podem representar uma maneira mais eficiente de controlar games, já que qualquer área do celular pode ser usada para abrigar a tecnologia. Os sensores podem ficar nas laterais, na traseira e, como já acontece, na tela.


Por se encontrar abaixo da superfície adotada no telefone, o aparelho não necessitaria de recortes para botões. Sem estes buracos no corpo dos smartphones, os componentes internos ficariam protegidos contra resíduos. Na teoria, os telefones até poderiam contar com vedação de proteção contra água.


Além de fortificar o smartphone e deixá-lo com maior durabilidade, a nova tecnologia ainda permite que os telefones apresentem designs mais ousados. Esse é um grande desafio quando se constrói um celular com botões físicos, tendo em vista que os telefones necessitam de uma base plana para serem alocados.


Apesar dos avanços, as novidades precisarão desfazer a má reputação que adquiriram através dos celulares com leitor digital sob a tela. Estudos revelaram que era possível burlar a tecnologia devido à falta de segurança que estes sensores representavam. Até mesmo o Galaxy S10 teve problemas com películas e brechas que permitiam acessar o celular. 


FONTE: TECHTUDO 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI