Publicada em 16/01/2020 às 09h17.
Artista cria parque em homenagem à tradição dos mamulengos em Surubim
O 'Parque dos Mamulengos Gigantes' foi inaugurado em 2017.

Imagem: reprodução do Google


Entre tantos Severinos no mundo, dois deles vêm fazendo a diferença no Agreste de Pernambuco. Na zona rural de Surubim, pai e filho compartilham paixão pela arte.


José Severino, aos 82 anos, é artesão, pedreiro, agricultor e pai de oito filhos, sendo uma mulher e sete homens. Destes, todos são Severinos. Mesmo já tendo enfrentado muitas dificuldades ao longo de oito décadas, o Severino pai não deixou morrer o lado criança: ele faz bonecos com madeira de Imburana.


"Sinto a maior alegria da minha vida, é a graça de Deus que derrama sobre mim e minha família. Esse é o prazer que tenho na minha vida", disse o artesão José Severino da Silva.


Um dos filhos do homem octagenário, o artista plástico Severino Iabá, herdou o talento do genitor e em 2017 inaugurou um espaço aberto ao público como uma fonte de arte, cultura e conhecimento: O Parque dos Mamulengos Gigantes.


"Quem colocou a mão na massa foi o próprio artista, eu mesmo, alguns dos meu irmãos e o meu pai também se envolveram nesse processo. Com o passar do tempo a comunidade começou a ter uma participação na construção. Em 2018 fomos premiados pelo Ministério da Cultura com um valor que deu para terminar as dez esculturas", ressaltou Iabá.


A população da cidade acolheu o projeto e também incentiva, estando sempre presente nas ações promovidas pela organização do parque. "Hoje em dia todo mundo procura, todo mundo pergunta onde é esse parque. Ficou interessante, muito bom", destacou Cristina Elizabete, uma das moradoras do município.  


FONTE: G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI