![]()
Imagem: Divulgação / Redes Sociais
Cair no frevo sem deixar de lado a consciência ecológica e os cuidados com o meio ambiente. Este é um dos motes do carnaval 2020 em Pernambuco. Para facilitar a vida do folião que pretende ajudar a preservar o ecossistema e evitar a poluição, alguns produtos estão sendo vendidos no Recife, como o bioglitter, copos de silicone e canudos de inox.
A ideia é incentivar o uso desses produtos e evitar a repetição de cenas que estão ficando cada vez mais comuns nas prévias em Olinda. Depois de cada dia de festa, o Sitio Histórico amanhece cheio de garrafas e copos plásticos, além de sacolas e latinhas de alumínio.
Para quem gosta de maquiagem, uma das opções para a folia deste ano é o bioglitter, que deixa o corpo colorido, mas não prejudica o meio ambiente nem os animais.
O pó que garante o brilho para o carnaval está sendo comercializado por uma empreendedora recifense, a partir de contatos com biólogas do Rio de Janeiro.
Produzido com gelatina vegetal, o bioglitter tem também corante de alimentos, farinha de arroz e extrato de celulose de eucalipto, além de mika, um mineral usado para dar o brilho. Esse tipo de maquiagem pode ser usado até por crianças.
“Quem usa o bioglitter pode remover o produto sem precisar ficar preocupado com o meio ambiente. Pode tomar banho e tirar aquilo, sabendo que o material se desfaz no ambiente em um dia”, afirmou a jornalista e empreendedora Amanda Miranda.
Outra opção para a folia ecologicamente correta é o copo de silicone. Com esse recipiente, a pessoa pode ir para a folia momesca sem jogar nas ruas plásticos e papelão. Empreendedora, Jéssica Cavalcanti também comercializa uma tira de tecido para prender o corpo.
A fita é produzida com retalhos de tecidos. “Com essa tira, a pessoa pode deixar o corpo pendurado no pescoço e não tem risco de perder. É só retirar da bolsinha, encher e usar. Depois, é só prender de novo”, comentou.
Ela também comercializa produtos em inox e de silicone. “A demanda para os produtos que garantem a sustentabilidade cresceu muito. O copo de silicone é a principal alternativa ao produto descartável”, acrescenta.
FONTE: G1