
Imagem: AFP / Divulgação
Com o avanço da Covid-19 pelos cinco continentes e a mudança de status para pandemia por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), medidas restritivas passaram a ser anunciadas em sequência em todo o mundo.
O esporte não está imune ao caos provocado pelo novo coronavírus e até os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, previstos para começarem no dia 24 de julho, no Japão, estão sob ameaça real de adiamento.
Na última quinta-feira (12), o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach reconheceu, pela primeira vez de forma pública, a chance de isso se tornar realidade.
Nesta terça (17) e quarta-feira (18), a entidade realizará teleconferências com representantes dos atletas, federações e comitês olímpicos para deliberações acerca dos Jogos. Na pauta, uma das prioridades é discutir a situação dos eventos classificatórios. Isso porque muitos torneios pré-olímpicos ainda não foram realizados.
O adiamento em si depende de articulação com outras frentes. Vale lembrar que os Jogos de Tóquio são os que mais captaram recursos de patrocinadores até hoje. São mais de 62 empresas investidoras apenas no Japão, fora as marcas globais envolvidas.
FONTE: FOLHA PE