Publicada em 28/03/2020 às 15h27.
Governos saberão se pessoas desobedecem quarentena em tempo real
Por enquanto, a primeira parceria foi fechada com a prefeitura de Recife.

                                                                             Imagem: pixabay

A startup pernambucana In Loco vai ajudar governos estaduais e municipais a combater a disseminação do coronavírus, fornecendo a eles dados sobre o deslocamento de pessoas pelas cidades. Por enquanto, a primeira parceria foi fechada com a prefeitura de Recife.

Em entrevista para o Mobile Time, André Ferraz, fundador e CEO da In Loco, explicou como essa iniciativa vai funcionar.
Dados em tempo quase real

Segundo Ferraz, o diferencial da In Loco em relação a outras tecnologias de localização, como o GPS e a telefonia celular, é a precisão: característica que fez com que a empresa tivesse maior visibilidade em tempos onde controlar a localização dos cidadãos surge como medida urgente a fim de evitar catástrofes sanitárias com a observada na Itália.

A In Loco consegue detectar se uma pessoa saiu de casa quase em tempo real. Essa tecnologia permite gerar métricas que determinam se as pessoas estão saindo de casa e permanecendo em seus bairros, assim como se elas estão se deslocando para outras regiões da cidade.

Com base nesses dados, as prefeituras poderão criar índices sobre como os cidadãos estão, ou não, desobedecendo o decreto de isolamento social, tanto por bairros quanto por partes de um único bairro.


Parcerias em quase todo o Brasil

Nos últimos dias, a In Loco já foi contatada por cidades em quase todos os estados brasileiros. O número de solicitações de parcerias foi tanto que a companhia parou de contabilizá-los.


Novas métricas a caminho, e em tempo real

Ferraz disse que o momento requer investimentos em mais tecnologia. Por isso, a empresa já está trabalhando em novas métricas, que poderão ajudar os profissionais de saúde a alocar pacientes de forma mais eficiente, por meio do monitoramento da lotação dos hospitais.

Outra possibilidade será o monitoramento de aglomerações. Será possível detectá-las e agir para dispersar as pessoas, evitando novos focos de contágio. Além disso, ainda será possível recomendar os estabelecimentos menos cheios e mais próximos dos cidadãos que precisarem ir ao supermercado ou à farmácia.

Essas novas métricas devem ficar prontas nas próximas semanas e meses, e todos os serviços deverão ser disponibilizados aos governos de forma gratuita, já que serão financiados pela iniciativa privada.

Adicionalmente, a In Loco se comprometeu a preservar a privacidade dos cidadãos, uma vez que suas localizações não são atribuídas às suas identidades.


FONTE: TECMUNDO

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI