Publicada em 27/04/2020 às 12h54.
Prefeito de Catende, Josibias Cavalcanti, é afastado pela quarta vez do cargo
De acordo com a decisão judicial, o afastamento baseia-se em irregularidades na prorrogação de contratos, em caráter emergencial, para prestação de serviço de transporte escolar.


Prefeito Josibias Cavalcanti, Catende, PE/ Imagem: prefeitura de Catende


O juiz de Direito da Vara Única de Catende, na Mata Sul pernambucana, afastou de suas funções, pelo prazo de 180 dias, o atual prefeito Josibias Cavalcanti (PSD/PE). De acordo com a decisão, assinada eletronicamente na manhã desta segunda-feira (27), o afastamento justifica-se por atos de ilegalidade na contratação de serviços de transporte escolar, entre os anos de 2018 e 2019.


Segundo o documento que traz o teor da decisão judicial, assinado pelo juiz Fernando Jefferson Cardoso Rapette, a prefeitura fechou um contrato, em caráter emergencial, por um prazo de 90 (noventa) dias, com a empresa JOSÉ SATURNO BARBOZA NETO – ME, para a realização de transporte escolar.


O primeiro acordo foi firmado no dia 23 de abril de 2018, no valor de R$ 343.591,02 (trezentos e quarenta e três mil, quinhentos e noventa e um reais e dois centavos). O serviço, no entanto, foi prorrogado diversas vezes, ainda em caráter emergencial, totalizando um período de um ano e nove meses, o que é irregular, segundo o magistrado:


 - “Assim, o contrato, cuja vigência inicial era de 3 (três) meses, VIGOROU POR UM ANO E NOVE MESES, o que acarretou em dano ao erário no importe de R$ 2.104.046,12 (dois milhões, cento e quatro mil, quarenta e seis reais e doze centavos). Pugna pelo afastamento liminar do Réu do mandato de prefeito pelo prazo de 180 (cento e oitenta dias), a fim de resguardar a regular instrução processual.”, disse o juiz.


Vice-prefeito assume



Fausto da Farmácia, vice-prefeito de Catende, PE/ Imagem: Blog No Rastro da Notícia


Além do prefeito, outras quatro pessoas ligadas ao Poder Executivo também foram afastadas. Por ser decisão em primeira instância, ainda cabem recursos. Até lá, o atual vice-prefeito do município, Fausto da Farmácia (PDS/PE), deve ser empossado mais uma vez pela Câmara Legislativa.


Essa é a quarta vez que o prefeito Josibias Cavalcanti é afastado do cargo. Nas demais, denúncias de irregularidade na administração também embasaram os afastamentos. Recursos apresentados a desembargadores, no entanto, têm sido favoráveis ao mandatário.

 

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI