Publicada em 28/04/2020 às 09h06.
É #FAKE que enfermeira foi demitida na Bahia por filmar UTI vazia
Vídeo foi feito por profissional em março, no início da pandemia no país, durante preparação do hospital.

Imagem: G1 / Reprodução 


Circula nas redes sociais um vídeo em que uma enfermeira mostra o Instituto Couto Maia, em Salvador, referência para casos de Covid-19 no estado, com a Unidade de Terapia Intensiva vazia. Um texto que circula junto diz que as imagens são atuais e que ela foi mandada embora após fazer a denúncia. É #FAKE.


No vídeo, a enfermeira diz: “Eis aqui a UTI referência em coronavírus no estado da Bahia, Instituto Couto Maia. A UTI está vazia. Totalmente equipada, com equipamentos de ponta, monitores e respiradores em todos os leitos. Então fiquem tranquilos". Ela diz que a gravação foi feita no dia 21, mas não cita o mês.


A mensagem falsa se aproveita disso para dizer que as imagens são atuais. Afirma ainda que a enfermeira se chama Sandra M. Guerra e que ela foi demitida por ter gravado o vídeo e "denunciado" a farsa do coronavírus. Não é verdade.


A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia diz que o vídeo foi gravado, na verdade, no dia 21 de março, quando não havia tantos casos de Covid-19. “O nome da profissional não é o que circula no vídeo, e ela também não foi demitida. Continua desenvolvendo as suas atividades no Icom. O hospital conta hoje no total com 103 leitos, sendo 50 de terapia intensiva”, informa a secretaria.


A pasta esclarece ainda que a profissional não foi questionada sobre a intenção ao gravar o vídeo. Basta ver o tom de fala, porém, para ver que o objetivo dela era tranquilizar a população, e não fazer uma denúncia. No dia 21 de março, o cenário era bem menos preocupante no estado. Mesmo no fim do mês, a Bahia tinha apenas 176 casos confirmados, com duas mortes pela Covid-19.


No vídeo, ela ainda diz: "Se houver realmente uma infecção comunitária, vamos isolar absolutamente essa UTI, vamos entrar na guerra. Estamos preparados para isso.”


Já no início de abril, o número de pacientes na UTI do hospital dobrou.


Segundo o último boletim divulgado pelo governo, já são 2.354 casos confirmados do novo coronavírus na Bahia, com 76 mortes. Estão internados 253 pacientes confirmados para Covid-19 em todo o estado, sendo 73 em UTI.


A Secretaria de Saúde da Bahia diz que o Icom, especificamente, está com uma taxa de ocupação entre 60% e 70%.


A equipe do Fato ou fake já desmentiu informações falsas sobre hospitais vazios em outras cidades. Por trás das mensagens, está a teoria conspiratória de que a crise do coronavírus é uma grande farsa. Isso não é verdade.


Segundo levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de Saúde, já são mais de 4,3 mil mortes provocadas pela Covid-19 no país. E há várias outras em investigação.


Além disso, um estudo da Fiocruz indica que há uma subnotificação dado o número expressivo de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).


FONTE: G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI