
Foto: Reprodução
Tirar os sapatos, as roupas (se possível) e lavar as mãos antes de entrar em casa, usar máscaras e luvas e não esquecer o álcool em gel quando precisar sair. Essas são algumas das recomendações para as pessoas que precisam sair de casa durante o período de isolamento social.
Porém, há um cuidado extra ao qual é importante prestar atenção. Por mais que o cabelo não seja uma porta de entrada para o coronavírus, os fios, se tiverem contato com gotículas de saliva ou objetos infectados, podem ser agentes de contaminação. “São hospedeiros e, se estiverem infectados, podem transmitir a doença caso seja passada a mão e levada até a boca ou nariz”, explica a tricologista Viviane Coutinho.
O dermatologista Tiago Silveira acrescenta que quanto maior o cabelo, maior o risco. Quando está solto e vai até as costas, por exemplo, não é possível visualizar se está tocando algum objeto. Se uma pessoa contaminada tosse, espirra ou mesmo fala muito perto, as gotículas que levam o vírus podem atingir os fios.
Tiago recomenda que os homens mantenham os cortes mais curtos e as mulheres que não quiserem cortar devem usar coques compactos, diminuindo a área de exposição. Chegando em casa, além de todos os outros cuidados, o banho deve ser completo, os fios devem ser lavados toda vez que tiverem contato com o mundo exterior.
As franjas e os fios mais próximos do rosto também podem ser presos ou afastados com tiaras e faixas. “Fica muito perto dos orifícios da face e acabamos colocando a mão para coçar, tirar os fios da frente dos olhos e isso também aumenta as chances de contaminação”, explica.
O penteado mais indicado, segundo Tiago, é o coque. A opção é a que mais diminui a área de exposição dos fios, mas, para quem não consegue ou não gosta, tranças e rabos de cavalo também podem ser usados.
Para evitar a dor de cabeça e não machucar os fios ou o couro cabeludo, não faça o penteado com muita tração, não puxe muito o cabelo. Invista em prendedores que não quebrem ou amassem os fios.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO