Publicada em 25/02/2021 às 09h10.
Síndrome de Haff: mulher que comeu peixe arabaiana recebe alta de hospital
A irmã dela segue internada na UTI, segundo última atualização médica.

Real Hospital Português do Recife - Foto: Arthur Mota

Internada com quadro clínico de Síndrome de Haff, conhecida como 'doença da urina preta', a empresária pernambucana Flávia Andrade, de 36 anos, recebeu alta médica nessa quarta-feira (24).

A informação foi confirmada pelo Real Hospital Português (RHP), onde Flávia foi internada no sábado (20). A irmã dela, a médica veterinária Pryscila Andrade, de 31 anos, segue internada no mesmo hospital, na UTI.

"Ela está em casa, em recuperação. Ainda sente dores. A recuperação é hidratação, em casa mesmo", disse a mãe das irmãs, Betânia Andrade, sobre o estado de Flávia.

As duas comeram um peixe da espécie arabaiana na quinta-feira passada (18). Elas começaram a passar mal e sintomas como aumento da pressão arterial e dores musculares.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), há cinco casos de Síndrome de Haff em investigação em Pernambuco, incluindo os dois das irmãs.

Síndrome de Haff


De acordo com o médico infectologista Filipe Prohaska, a doença tem esse nome devido a uma conjunção de sinais. “O que chama atenção é que o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada. Com isso, ele cria uma toxina no interior que não tem nem odor nem sabor”, explica. Outra espécie passível de desenvolver a toxina é o tambaqui.

Ainda de acordo com o infectologista, hidratação é uma das formas de eliminar as toxinas. “O rim perde a capacidade de retirar as proteínas do músculo e as toxinas do corpo. A hidratação é uma das formas para tratar. Nos casos graves, pode ser necessário fazer hemodiálise”, acrescenta.

Prohaska ainda lembrou que a doença causa muitas dores musculares, por causa do ataque da toxina. “Lembra muito a dengue, mas sem febre. Se você comer peixe e sentir dores musculares, urina escura, procure imediatamente uma unidade de saúde”, orienta.



FONTE: FOLHAPE.COM.BR

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI