Publicada em 01/03/2021 às 10h56.
O Festival Takorama Brasil chega nas escolas de Belo Jardim, no agreste de Pernambuco
O festival apresenta filmes de animação para educadores, crianças e jovens de forma gratuita e online a partir desta segunda-feira (1º de março). Dentre as abordagens educativas estão tolerância, empatia, amizade, ecologia e cidadania.


O Instituto Conceição Moura é um dos parceiros em Pernambuco do Takorama Brasil - Festival Online de Cinema, que une educação, cultura e tecnologia, tudo gratuito para as crianças, jovens, educadores e toda a família.


A partir do dia 1º de março e até o dia 31, a programação poderá ser acessada pelo site www.takorama.com.br. O Instituto Conceição Moura vai apoiar e disseminar para o público de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. A iniciativa tem o intuito de sensibilizar e aproximar professores, escolas e famílias da cidade e de municípios vizinhos.


Para a presidente do Instituto Conceição Moura, Taciana Moura, o Festival Takorama Brasil reforça “a importância da educação por meio do Cinema, além de apoiar e melhorar a qualidade dos modelos de ensino híbridos, complementando os conteúdos educacionais voltados para crianças, adolescentes e jovens”. A Secretaria de Educação de Belo Jardim também participa da iniciativa.


A programação do Takorama traz filmes de diversos países. São 15 curtas-metragens, com duração média de cinco minutos, sem publicidade, com abordagens sobre tolerância, empatia, amizade, ecologia e cidadania. O programa é dividido em cinco categorias, para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. 


O público poderá opinar e votar no seu filme favorito, dando voz às crianças, como júris mirins. Além disso, a plataforma do festival oferece um material pedagógico para cada filme a serviço das famílias e educadores, que podem questionar os filmes e desenvolver atividades educativas junto com as crianças. Os professores podem participar do festival com sua turma e incluir uma experiência lúdica e inovadora nas atividades escolares.


Os filmes podem ser assistidos em qualquer horário e apesar de serem de diferentes países poderão ser apreciados por um público de qualquer língua. Entre os destaques da programação estão os premiados o “Meu Estranho Avô”, de Dina Velikovskaya (Rússia, 2011), “O Emprego”, de Santiago Bou Grasso (Argentina, 2008) e “O Complexo do Porco-espinho”, de LISAA (França, 2013), que traz uma história para refletir sobre o bullying, autoconfiança e as tribulações de uma jovem ouriço.


Além dos filmes, o festival oferece ainda uma programação de lives nas suas redes sociais, que começam no dia 09 de março e seguem até o dia 24. São temas em discussão “Como utilizar o festival na sala de aula” e “Ensinar com cinema, o audiovisual como ferramenta de ensino”.

 

FONTE: ASSESSORIA DO TAKORMA BRASIL.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI