Publicada em 01/03/2021 às 13h37.
Profissional deve mostrar seringa antes e após aplicação de vacina no Recife, recomenda MPPE
Recomendação vem após os diversos relatos no País de simulações de aplicação da vacina.

Vacinação de idosos acima de 75 anos no Recife - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu recomendação à Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) para a colocação em prática de um protocolo de vacinação contra Covid-19 em que os profissionais de Saúde apresentem a seringa com o líquido do imunizante e vazia após a aplicação.

Segundo o MPPE, a recomendação vem após os diversos relatos no País de simulações de aplicação da vacina. No Rio de Janeiro, uma profissional virou ré por causa da "vacina de vento".

O protocolo recomendado pela 30ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa da Capital prevê que os profissionais apresentem a seringa contendo o líquido da vacina à pessoa idosa e seus eventuais acompanhantes antes da aplicação. Em seguida, devem ainda mostrar a seringa sem o líquido.

A 30ª promotora de Justiça de Defesa do Idoso da Capital, Luciana Dantas, conferiu o prazo de 10 dias para que a Secretaria de Saúde do Recife informe à Promotoria sobre as medidas adotadas.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta sexta-feira (26), data na qual começou a contar o prazo.

Em nota, a Sesau informou que não foi notificada oficialmente sobre a recomendação do MPPE. Leia a íntegra do posicionamento da pasta:

A Secretaria de Saúde do Recife informa que não foi notificada oficialmente sobre a recomendação do Ministério Público de Pernambuco. A Sesau esclarece que o Plano Recife Vacina segue todos os protocolos e normas do Programa Nacional de Imunização (PNI), e todos os profissionais que estão atuando na vacinação contra a Covid-19 foram capacitados seguindo essas normas.

Além disso, desde o começo da operacionalização do Plano Recife Vacina, a Prefeitura do Recife disponibiliza um canal voltado para denúncias de irregularidades na vacinação da Covid-19 no município. Até agora, nenhuma reclamação apurada pela Sesau foi comprovada. A ferramenta pode ser acessada pelo aplicativo Conecta Recife ou pelo webapp https://conectarecife.recife.pe.gov.br/



FONTE: FOLHAPE.COM.BR

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI