
Card de divulgação / Reprodução da Assessoria.
Entre os dias 30 de agosto e 03 de setembro, professores e estudantes dos cursos de Comunicação Social e Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), juntamente com discentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, campus Recife, irão realizar uma oficina de Produção Sonora para Rádio Comunitária, Whatsapp e Webrádio destinada para jovens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Livroteca Brincante do Pina, organização comunitária localizada no bairro do Pina, na capital do estado.
O objetivo da oficina é oferecer elementos para a comunidade criar produtos sonoros voltados para a prevenção das arboviroses (dengue, zika e chikungunya), que sejam veiculados, tanto em rádios comunitárias, educativas e públicas, como pelo Whatsapp.
A oficina é uma das ações do ArboControl, projeto coordenado pela Universidade de Brasília, que envolve instituições de cinco regiões do País. Em Pernambuco, o projeto de Extensão Solte Sua voz: os invisíveis midiáticos assumiu a coordenação local do ArboControl. Coordenado pelas professoras Giovana Mesquita (Comunicação) e Carol Paz ( Medicina), ambas do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, o Solte sua Voz tem como objetivo dar visibilidade para grupos sociais em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o projeto apoia e incentiva a produção de conteúdos para mídias comunitárias, propondo-se a contribuir com a democratização da comunicação. O Solte Sua Voz é um dos projetos integrantes do Observatório de Vida Agreste (OVA), laboratório do curso de Comunicação da UFPE.
A oficina será inteiramente gratuita e para segurança de todos/as participantes acontecerá à distância, pela plataforma Google Meet. Ao longo de cinco dias de aula, serão discutidos o passo a passo da criação de produções sonoras, desde a pesquisa e escolhas de temas, até a edição e divulgação nas rádios comunitárias, educativas e públicas, bem como, nas redes sociais e em plataformas de streaming.
Além das aulas sobre linguagem sonora, produção de roteiro, edição, gêneros e formatos de mídia sonora, os participantes da oficina ainda serão convidados a refletir sobre a importância da comunicação como um direito humano, a Comunicação Comunitária como espaço de democratização da informação e sobre as formas de prevenção e tratamento das das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).
FONTE: ASSESSORIA.