
O
Brasil alcançou 80% da população acima dos 18 anos plenamente vacinada
contra a Covid-19 nesta segunda-feira (22), segundo dados do consórcio
de veículos de imprensa.
Entre a população geral, ou seja,
incluindo crianças e adolescentes, 60,5% estão com o esquema vacinal
completo. Isso representa 129,1 milhões de brasileiros.
Especialistas afirmam que apenas com as duas doses (ou a vacina de dose única) a pessoa está protegida contra a doença.
Considerados os que receberam a primeira dose, são 97,5% dos brasileiros com mais de 18 anos ou 74,0% da população total.
São
Paulo é o estado com mais adultos com esquema completo, 94,4%, seguido
por Mato Grosso do Sul, com 93,6%. O Rio de Janeiro tem 73,2% dos
adultos com as duas doses.
No outro extremo, está Roraima, onde apenas 44,4% dos adultos estão totalmente imunizados. No Amapá, são 53%.
A
professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ethel
Maciel, que tem pós-doutorado em epidemiologia pela Universidade Johns
Hopkins, diz que a marca é algo a ser celebrado, no entanto, é preciso
incluir adolescentes e crianças.
"Vamos comemorar, mas
precisamos avançar para atingir essa meta de 80% na população total. Com
as cepas mais transmissíveis, é preciso até mudar o percentual de
vacinados: o que era 80% já passa para 90%. Precisamos das crianças e
adolescentes para isso. E temos novas metas: 90% dos idosos e
imunossuprimidos com doses de reforço".
A epidemiologista também
já está de olho na vacinação de reforço para o maior número possível de
pessoas acima de 18 anos, principalmente em razão das comemorações de
fim de ano onde há uma tendência maior de aglomeração que pode aumentar a
transmissão do vírus.
FONTE: FOLHAPE.COM.BR