
A
Campanha de Vacinação contra a Covid-19 do Brasil ultrapassou a marca
de 90% da população-alvo com a primeira dose da vacina. Com o avanço na
imunização dos brasileiros contra a doença, nove estados já
ultrapassaram essa marca. Entre os estados que mais aplicaram a primeira
dose do imunizante estão Santa Catarina, Roraima, Espírito Santo, Minas
Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Para
o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, isso se
deve à política do governo em adquirir, logo no início, mais de 550
milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Dessas, mais de 378
milhões já foram distribuídas e 314 milhões foram aplicadas, graças a um
forte programa de imunização.
"Nós temos um Programa Nacional de
Imunizações (PNI), que é forte e realiza hoje uma das maiores campanhas
de vacinação da história do Brasil. Se juntarmos os outros agentes
imunizantes do Calendário de Vacinação brasileiro, ao todo, são quase 1
bilhão de doses de vacina. Isso só demonstra que o nosso Sistema Único
de Saúde é forte, que foi capaz de implementar e colocar em prática uma
campanha de vacinação tão importante e significativa", disse.
De
acordo com o ministério, "das mais de 314,1 milhões de doses de vacinas
contra a Covid-19 aplicadas, 159,5 milhões de brasileiros iniciaram o
ciclo vacinal e 140,5 milhões completaram o esquema com a segunda dose
ou dose única do imunizante. Com o envio de doses de reforço, 14,1
milhões de brasileiros já reforçaram a imunidade com a dose adicional ou
de reforço. Para 2022, mais de 354 milhões de doses estão garantidas
para dar continuidade à campanha no próximo ano".
FONTE: FOLHAPE.COM.BR