Novas doses chegando em Pernambuco / Reprodução do google.
Pernambuco recebeu, na manhã
desta quarta-feira (8), a primeira remessa de vacinas da Janssen para iniciar a
dose de reforço contra a Covid-19 naqueles que fizeram a primeira aplicação com
esse imunizante. Ao todo, chegaram ao Estado 19.450 doses, que vão atender
11,2% dos 173.073 pernambucanos imunizados anteriormente com a Janssen. As
vacinas chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto
Freyre e foram encaminhados ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), que
fará a divisão proporcional por município. A distribuição está prevista para a
sexta-feira (10).
Inicialmente, o esquema completo da Janssen era feito apenas com uma dose
única. Agora, por orientação do Ministério da Saúde, é preciso um reforço com o
insumo do mesmo fabricante, com intervalo mínimo de dois meses entre as
aplicações. “Estávamos na expectativa dessa chegada da Janssen para as doses de
reforço. Orientamos que a população fique atenta às informações da secretaria
de Saúde da sua cidade para saber qual será a estratégia de aplicação.
Recebemos, neste momento, apenas pouco mais de 11% do necessário para proteção
de todos aqueles que fizeram uma dose da Janssen, mas contamos com o
compromisso do Ministério da Saúde para termos, ao longo das próximas semanas,
o quantitativo necessário do insumo para atender a todos os pernambucanos que
precisam desse imunizante”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André
Longo.
De acordo com o ministério, a partir das doses da Janssen já liberadas para
envio aos Estados, de pouco mais de um milhão, essa distribuição contemplará
integralmente os municípios com fronteiras internacionais e as estimativas de
população de rua de todas as cidades do Brasil, além de começar a atender,
proporcionalmente, a população em geral.
A estratégia se baseia em evidências científicas, que apontam o aumento dos
níveis de anticorpos no organismo com esse reforço da Janssen, ampliando a
proteção contra a Covid-19. “Pessoas que foram vacinadas com dose única da
Janssen e já fizeram uma dose de reforço da Pfizer não necessitarão de mais uma
dose da Janssen, tendo seu esquema vacinal considerado completo”, explicou a
superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo. Ela destacou a
importância de observar que, caso a mulher que se vacinou anteriormente com a
Janssen esteja grávida, a orientação do Ministério da Saúde é fazer o reforço
com a Pfizer.
Do início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano, até o momento,
Pernambuco já recebeu 16.632.683 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse
total, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.287.253 da Coronavac/Butantan,
7.107.750 da Pfizer/BioNTech e 193.260 da Janssen.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.