
Pernambuco
investirá R$ 75 milhões em ações para erradicar os lixões, apoiar
trabalhos de coleta seletiva nos municípios, realizar reaproveitamento
de resíduos sólidos e recuperar mil nascentes de rios em 50 cidades do
Estado.
O anúncio do investimento foi realizado pelo secretário
de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti,
durante reunião em Petrolina, no Sertão do Estado, com conselheiros
empresariais da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação
das Indústrias de Pernambuco (URSF/Fiepe), na manhã desta sexta-feira
(10).
No Estado, dos 184 municípios, 138 (75%) depositam os
resíduos sólidos em aterros sanitários e outros 46 (25%) permanecem
depositando em lixões a céu aberto, segundo levantamento feito pelo
Núcleo de Engenharia do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE),
divulgado nessa quinta-feira (9).
Enfatizando a importância do
Plano de Descarbonização e a Transição Energética no Estado, o gestor de
meio ambiente afirmou que o Brasil e o mundo passam por uma transição
energética única e um dos principais motivadores são as mudanças
climáticas.
"Precisamos avançar em sistemas cada vez menos
emissores de gases de efeito estufa, combinando com recuperação de
vegetação nativa capazes de retroalimentar a produção de água",
ressaltou José Bertotti, exemplificando a Caatinga.
O 1º
vice-presidente da Fiepe, Rafael Coelho, que participou do encontro,
destacou assuntos relacionados a política de resíduos sólidos e os
desafios das mudanças climáticas. "O segmento empresarial da região, com
ênfase para Petrolina, entende que a nova face dos negócios passa,
necessariamente, pelo foco na preocupação com o meio ambiente. O
secretário José Bertotti traz boas notícias e investimentos, que nos
motiva a seguir cada vez mais a linha da sustentabilidade", afirmou.
FONTE: FOLHAPE.COM.BR