/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/k/O/fvouv2RRAApwgg67ZalA/whatsapp-image-2020-03-15-at-15.31.21.jpeg)
UPE / Reprodução do g1.
Estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio fizeram, neste domingo (12), as últimas provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), uma das formas de ingresso na Universidade de Pernambuco (UPE). O índice de abstenção foi de 12,86% entre os 25.907 inscritos na primeira fase do processo. Na segunda etapa da seleção, a abstenção ficou em 11,38%. Dos 19.689 cadastrados, 2.240 não compareceram.
Na edição anterior, realizada em janeiro e fevereiro deste ano, o percentual de faltosos na primeira etapa foi de 15,97% e de 11,67% na segunda fase, no primeiro dia.
No segundo dia, as abstenções foram de 16,65% para os estudantes do primeiro ano do ensino médio e de 12,20% para os candidatos inscritos no SSA 2.
As provas do SSA 1 aconteceram na manhã deste domingo e as do SSA 2 ocorreram à tarde. No segundo dia de testes, foram 46 questões de biologia, química, história, geografia e sociologia. O SSA 3 é realizado nos dias 19 e 20 de dezembro, pela manhã.
Ao todo, segundo a UPE, 3.332 candidatos faltaram às provas do SSA1 neste domingo (12). Um candidato foi eliminado por porte de celular, em Salgueiro, no Sertão.
O maior percentual de faltosos neste domingo foi registrado no polo de Paudalho, na Zona da Mata Norte, e o menor foi o distrito de Fernando de Noronha.
Nas provas do SSA2 deste domingo, houve uma eliminação por uso de celular, segundo a UPE.
O polo com o maior percentual de faltosos neste domingo foi Serra Talhada, no Sertão, com 20%, o menor foi o distrito de Fernando de Noronha, que não registrou abstenção.
Recurso
Os candidatos que desejarem entrar com recurso contra qualquer item das provas deve fazer, deve acessar a página do Processo de Ingresso, com login e senha, até as 23h59 da terça-feira (14).
As provas
No primeiro dia, os candidatos responderam a 44 questões das disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia, tanto para o SSA1 e para o SSA2.
O desempenho individual dos estudantes será divulgado até o dia 8 de abril de 2022. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (81) 3183-3769 e 3183-3791, ou pelo e-mail processodeingresso@upe.br.
Outras informações, como o manual do candidato e informações sobre local de prova, também estão disponíveis no portal.
FONTE: G1.