
O
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reiterou nesta
segunda-feira (13) que o orçamento necessário, viável, para a realização
do Censo Demográfico 2022, é de R$ 2.292.907.087,00, sendo R$ 2 bilhões
já registrados no Projeto de Lei Orçamentária de 2022 (PLOA 2022) e
mais R$ 292.907.087,00 autorizados pela Secretaria Especial do Tesouro e
Orçamento.
Segundo a nota divulgada pelo IBGE, esses R$
292.907.087,00 complementares sairão do Fundo de Garantia à Exportação,
supervisionado pelo Ministério da Economia.
“A determinação do
Supremo Tribunal Federal (STF) e o aceite do Ministério da Economia
permitem ao IBGE e à sociedade brasileira plena confiança na Comissão
Mista Orçamentária, no âmbito do Legislativo, em harmonia com os demais
Poderes”, informou o comunicado.
“De tal sorte, o IBGE segue
trabalhando em todo o país nas várias etapas operacionais preparatórias
para entregar à sociedade brasileira um Censo Demográfico com qualidade
técnica e cobertura em conformidade com a credibilidade e a reputação
que o instituto construiu ao longo de seus 85 anos”, acrescentou.
Teste nacional
No
dia 4 de novembro, o IBGE iniciou o primeiro teste nacional do Censo
2022. Foram escolhidos municípios, bairros, distritos ou comunidades nas
27 unidades da Federação, que serão percorridos por cerca de 250
recenseadores.
Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde
os sistemas e equipamentos de coleta até o treinamento dos
recenseadores, além da pesquisa sobre as características do entorno dos
domicílios e o modelo misto de entrevistas (presencial, pela internet ou
por telefone).
Segundo o órgão, como ocorre em todas as
pesquisas do IBGE, as informações prestadas aos recenseadores são
confidenciais e o sigilo é garantido por lei. O Censo 2022 visitará
todos os domicílios do país a partir de junho do ano que vem.
FONTE: FOLHAPE.COM.BR