
Apresentando
sinais de recuperação após acumular uma queda de 2,9% em 2020, o PIB de
Pernambuco registrou alta de 4,4% entre os meses de janeiro e outubro
deste ano. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (17) pela Agência
Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem. No
acumulado dos últimos 12 meses, a alta do produto interno bruto do
estado é de 3,8%.
Porém, em outubro deste ano, o índice foi
negativo, com queda de 0,5% puxada pelo mau desempenho do setor de
serviços, que possui maior peso no estado e caiu 0,3% no mesmo período. A
indústria também registrou retração, -1,2%, enquanto a agropecuária
cresceu 2,4%.
No acumulado dos últimos 12 meses, todos os setores
apresentam desempenho positivo, com destaque para a indústria que
cresceu 6,9%, seguida do setor agropecuário, 4,9%, e serviços, 2,9%.
Neste ano, o setor secundário também foi o que mais cresceu, 6,0%. Em
seguida, aparecem os serviços e a agropecuária, com aumento de 4% e 3%,
respectivamente.
De acordo com a Condepe/Fidem, a previsão é que
Pernambuco encerre 2021 com alta de 4,7% no PIB, acima do Brasil, que
deverá crescer 4,4% no mesmo período. De acordo com a consultora do
Condepe/Fidem, Cláudia Pereira, o resultado tem relação com a baixa na
base de comparação. "Não podemos esquecer que o ano passado foi bastante
deprimido em função da pandemia. Mesmo assim, tivemos um desempenho
melhor do que o do país por conta da refinaria que estava produzindo e
impactando positivamente no estado", afirmou.
Para 2022, a
previsão é que o PIB do estado cresça 2,5%. Segundo Maurílio Lima,
diretor de Estudos e Pesquisas da Condepe/Fidem, o estudo leva em conta o
momento atual vivenciado no estado. "É nesse cenário da retomada das
atividades e dos segmentos que colocamos essa previsão. Mas, em janeiro
podemos fazer nova revisão dessas previsões se tivermos medidas que
afetem alguns setores, principalmente o terciário, que influencia os
setores como um todo", comentou.
FONTE: DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR