Publicada em 20/12/2021 às 08h43.
Pernambuco confirma três primeiros casos de Influenza A H3N2
Segundo o governo, foram infectados um homem que teve contato com trabalhadores que estavam em São Paulo e apresentaram sintomas gripais e duas mulheres: a esposa dele e uma funcionária do casal.


Imagem meramente ilustrativa / Reprodução do google.


O governo de Pernambuco confirmou os três primeiros casos de infecção pelo vírus Influenza A H3N2, que tem causado surtos de gripe em outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Foram infectados um homem que teve contato com trabalhadores que estavam em São Paulo e apresentaram sintomas gripais e duas mulheres que convivem com ele.


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o primeiro registro no estado foi de uma mulher de 48 anos. Ela relatou que o marido, de 48 anos, teve contato com trabalhadores vindos de São Paulo. Ambos moram no Recife.


O terceiro caso é da funcionária do casal, uma mulher de 38 anos que trabalha na capital e mora em Itambé, na Zona da Mata, e não foi vacinada contra gripe.


A SES também informou que os três infectados tiveram sintomas leves, como febre, tosse, dor de garganta e cabeça, fraqueza e dores nas articulações. Nenhum deles precisou de internação hospitalar.


Os casos são investigados pelos Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) e do Recife. As ocorrências começaram a ser analisadas pelo Cievs após o contato da mulher de 48 anos.


O marido dela começou a apresentar sintomas no dia 7 de dezembro e realizou um exame em laboratório privado. O resultado, liberado no dia 10 de dezembro, foi positivo para Influenza A, de subtipo não definido, e negativo para Covid-19.


A mulher de 48 anos começou a ter sintomas em 14 de dezembro; e a funcionária do casal, no dia 11 de dezembro. Nenhuma das duas viajou recentemente.


O material biológico delas foi analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Ambas tiveram resultado laboratorial positivo para Influenza A H3N2. Por isso, o caso do homem foi confirmado para a doença pelo critério clínico-epidemiológico.


De acordo com SES, Pernambuco tem um sistema de investigação epidemiológica ativo que analisa permanentemente quais os vírus estão circulando no estado.


Sobre a H3N2:


O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, e pelos resfriados.


É facilmente transmitido de pessoa para pessoa, semelhante a como ocorre com o coronavírus atravpes de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.


FONTE: G1.



Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI