
Roberto Carlos / Reprodução do google.
Depois de um ano em que não
houve especial inédito de Roberto Carlos, os fãs do rei da MPB poderão retomar
o velho hábito que vem desde 1974. Desde aquele ano, não houve programa apenas
no ano passado -devido à Covid-19- e em 1999 por causa da doença de sua mulher,
Maria Rita.
Entre as canções, talvez a
mais esperada seja "Outra Vez", um dos maiores clássicos de sua
carreira, escrita pela compositora Isolda Bourdot e gravada para o excelente
álbum de 1977.
No dia 10 deste mês, o rei
lançou uma nova versão dessa música nas plataformas de streaming, com algumas
mudanças na forma de cantar. A canção está na trilha da novela das nove,
"Um Lugar ao Sol", ao lado de "A Cor do Amor", em que faz
um dueto com Liah Soares. A dupla também gravou essa para o especial desta
quarta.
Curiosamente, "Outra
Vez" também é o nome do novo livro de Paulo Cesar de Araújo, lançado no
dia 15 deste mês. Araújo é o mesmo que escreveu "Roberto Carlos em
Detalhes", de 2006, que acabou censurado por Roberto Carlos, foi recolhido
das lojas e ocasionou o processo que liberou as biografias sem necessidade de
autorização no país.
Desta vez, a biografia - que
ainda terá um segundo volume- não é cronológica. Usa 50 canções para
esquadrinhar a vida do cantor. Ao saber da regravação de "Outra Vez"
pelo artista, Araújo gracejou. "Agora o Roberto está fazendo propaganda
não autorizada do meu livro", disse.
Boninho, um dos diretores do
programa, declarou recentemente que "ele cantou 'Outra Vez' e o estúdio
inteiro chorou". "É um show diferente de tudo o que ele fez",
prometeu.
Mas diferente como? Segundo o
diretor artístico LP Simonetti, "o especial será de celebração e emoção
com os reencontros". "Todos estavam na mesma sintonia, emocionados de
estarem juntos. Eu sempre me impressiono com o impacto que o Roberto causa, não
apenas com seu público, mas com os artistas quando eles sobem no palco. Nesse
sentido, o reencontro é muito atual."
E, sem público, Simonetti
rebate a ideia de que o programa deste ano possa se parecer com uma live, tão
comum durante a pandemia. "É tudo diferente de uma live. Temos um grande
cenário, iluminação, figurino, artes gráficas produzidas para um grande
espetáculo e para encantar o público de casa com uma superprodução. Sem contar
com a presença de grandes nomes da música brasileira no palco para este
reencontro", afirmou.
Outros convidados são a banda
Jota Quest, seus amigos Erasmo Carlos e Wanderléia, Fafá de Belém, a dupla Zezé
Di Camargo & Luciano, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo e o casal Sandy e Lucas
Lima.
Em entrevista, o baterista
Dedé Marquez lembrou algumas das canções gravadas. "Detalhes",
"Além do Horizonte", "Desabafo", "As Canções que Você
Fez pra Mim" e a sua preferida, "Como É Grande o Meu Amor por
Você".
O baterista fez parte do RC3,
quando a banda de Roberto Carlos, no início dos anos 1960, tinha apenas três
integrantes. E foi integrante do RC4, RC5, RC7 e RC9, que "ficou com o
número nove no nome mesmo após a entrada de mais músicos". "Hoje
somos 14, além do maestro Eduardo Lages e de três backing vocals."
Mas, mesmo antes da banda, Marquez
já acompanhava Roberto, quando ele ainda tocava sozinho. "Eu o conheci
quando ele namorava a irmã da minha namorada, em 1962. Quando meu pai dormia,
eu pegava escondido o carro dele, um Packard 1940, velhinho, e levava o Roberto
para cantar em circos ou nas rádios do Rio para pedir aos disc-jockeys que
tocassem uma canção dele. Isso já faz 60 anos. Foi uma sorte", finaliza o
baterista.
O especial de fim de ano de Roberto Carlos acontecerá nesta quarta-feira (22), na Rede Globo, após a novela das nove "Um Lugar ao Sol".
FONTE: NOTÍCIA AO MINUTO.